Direto ao ponto

Agronegócio indiano na economia de plataforma

A startup Agrigator criou um ecossistema que favorece a colaboração para lidar com uma cadeia de fornecimento complexa similar à brasileira

Compartilhar:

Imagine colocar todas as partes interessadas de uma supply chain na mesma plataforma digital: compradores e vendedores de grãos, comerciantes, usinas, indústrias, exportadores e donos de frotas. Foi o que a startup Agrigator conseguiu fazer na Índia.

A empresa foi criada em 2019 por dois colegas do Indian Institute of Management Ahmedabad (IIMA), Udit Sangwan e Charu Chaturvedi, que notaram diversas lacunas no sistema de fornecimento que poderiam ser resolvidas com a ajuda de tecnologia. Uma delas era a grande fragmentação e o alto grau de complexidade da cadeia de fornecimento na Índia. Mais de 90% da venda dos grãos para moinhos e processadores na Índia é feita por corretores, por exemplo.

Atualmente, na Agrigator, o processo de transporte de produtos agrícolas não perecíveis é feito, com apenas alguns cliques, para mais de 2,5 milhões de processadores. O crescimento da demanda é constante e tem impacto positivo nos números. Em 2021 foram mais de 1,5 mil viagens, e o crescimento da receita no ano fiscal 2020-2021 foi de impressionantes 738%. A empresa cobra uma porcentagem por seus serviços e também tem uma taxa de associação para serviços premium. Até 2023 ela deverá estar presente em todo o território indiano.

Sangwan disse ao *BusinessToday.In* que as empresas enfrentam diversas ineficiências operacionais e não conseguem escalar seus negócios, o que pode ser facilitado com um ecossistema de produtos e serviços. A Agrigator, segundo ele, está criando novas soluções focadas nos stakeholders secundários, integrando compras, logística e financiamento. Vem sendo bem-sucedida no seu próprio financiamento, tendo levantado recursos de nomes conhecidos na Índia, como Sanjay Mehta, da 100X.VC; Manish Modi, da Mastermind Capital; e Apoorva Ranjan Shama, da Venture Catalyst, em duas rodadas de investimento.

__Leia mais: [E se a Great Resignation fosse uma grande oportunidade?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-se-a-great-resignation-fosse-uma-grande-oportunidade)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)