Artigos
Artigo
O caminho da liderança em um mundo movido a tecnologias exponenciais não é exercer uma liderança digital, como tantos pensam. Mostra ser, isso sim, uma liderança que entende a interdependência entre tecnologia e sustentabilidade, e busca a economia digital e regenerativa
Poliana Abreu
Gestão de Pessoas
Pessoas nascidas entre os anos 1980 e o final da década de 1990 se interessam mais por qualidade de vida, tecnologia e empreendedorismo. Então, para tê-las em sua equipe, a organização deve ser diferenciada e manter-se fiel ao seu propósito
Thiago Gomes
Customer experience
É até óbvio falar sobre a importância da satisfação do cliente para o seu negócio não ruir. Mas o que separa empresas bem-sucedidas das que atingem resultados medianos é a antecipação dos problemas e das necessidades da clientela
Pedro Augusto Balsemão
Intraempreendedorismo
Seis aprendizados da vivência de quatro anos trabalhando no dia a dia de sete startups listados para provocar e refletir acerca do mundo corporativo, do intraempreendedorismo e da inovação
Alexandre Waclawovsky
ESG
Poucas são as organizações que fazem uso dos três pilares da agenda ESG. A inteligência artificial e o blockchain podem ser fortes aliados das empresas para o avanço da prática de governança ambiental, social e corporativa
Ivan Cruz
Gestão de Pessoas
A pauta sobre a necessidade da área de recursos humanos ser estratégica é recente no mercado de trabalho, mas essencial para o cenário atual. Uma gestão de pessoas adequada deve ter um forte alinhamento interno, com colaboradores engajados e incansáveis na busca por resultados
Marcus Vaccari
Tecnologia e inovação
Estruturar equipes de tecnologia para acompanhar e evoluir com o crescimento do negócio, com métricas e definições de sucesso transparentes, além de uma liderança disposta a encarar decisões difíceis, é essencial hoje em dia
Gleicon Moraes
Cultura organizacional
Divulgação da faixa salarial, desclassificação de fumantes e horas extras mandatórias são alguns dos curiosos achados entre as 200 vagas de emprego dos Estados Unidos analisadas em dissertação de mestrado
Bruna Gomes Mascarenhas
ESG
A experiência do consumidor e a agenda ESG se entrelaçam quando os consumidores escolhem consumir e se associar a marcas sustentavelmente responsáveis, que buscam um propósito e têm um olhar mais humano e consciente
Vinícius Tolentino
Artigo
O futuro do Brasil, e de qualquer país, passa por empresas de base tecnológica. O melhor caminho para isso é o da descentralização das políticas públicas de fomento para as cidades. Veja alguns casos promissores, no Rio Grande do Sul, e conheça os passos necessários que os municípios brasileiros devem dar para se chegar lá
Paulo Renato Ardenghi
Dossiê HSM
Faltam pessoas às empresas de tecnologia – que, cada vez mais, são todas as empresas. Tanto especialistas como generalistas digitalmente letrados, o que inclui algumas novas habilidades, como visão de futuro. No caso dos especialistas, o esforço depende de uma estratégia nacional, embora tenha algumas soluções rápidas
Redação de HSM Management
Dossiê HSM
O Dossiê da 158ª edição da HSM Management tem como tema principal que toda empresa é uma empresa de tecnologia, assim como todo profissional
Redação HSM Management
Tecnologia e inovação
Com o uso das inovações tecnológicas, os empreendedores podem criar experiências turísticas mais convenientes, personalizadas e envolventes, que transcedem as expectativas dos viajantes
Renata Franco
Conteúdo exclusivo Singularity University
A análise de tendências é uma capacidade única do ser humano de relacionar causas e consequências entre fatos ocorridos com grandes intervalos de tempo. No entanto, essa habilidade, que é uma vantagem evolutiva, também pode gerar vulnerabilidade
Carla Tieppo
Estratégia e Execução
Não podemos nos contentar com soluções lineares que não dão conta da complexidade. a construção do pensamento complexo é o principal desafio a ser enfrentado neste momento
Carla Tieppo
Saúde Mental
Líderes podem enfrentar desafios na gestão do próprio estresse ao priorizar apenas a saúde mental dos seus liderados. Mas é possível trabalhar em benefício próprio, assim como de seus colaboradores
Inteligência artificial e gestão
Há uma necessidade urgente do Brasil acelerar o progresso na adoção e integração da inteligência artificial. Mas é preciso uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores
Ricardo Villaça
Inovação
O talent as a service é uma evolução do modelo freelancer e tem o potencial de transformação para a sua empresa. Além da possibilidade de acessar grandes habilidades e talentos de uma forma mais ágil, econômica e efetiva
Alexandre Waclawovsky
Carreira
Os profissionais mais experientes já sabem que o networking consiste em construir relacionamentos autênticos, compartilhar conhecimentos e experiências, e criar uma rede de apoio mútuo, mas, no início da carreira, é preciso saber que deve-se explorar o seu verdadeiro poder
Sabina Augras e Laura Fuks
Coprodução HSM Management + Copastur
O comportamento do consumidor mudou depois em 2020 e, no setor de turismo, não foi diferente. Veja as tendências de "turistar" de modo tech e sustentável
Ticiana Werneck
Inovação
A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais