Uncategorized

Autocontrole e “grit” em alta

Quer ter êxito? Psicologia focaliza os fatores do sucesso mais suscetíveis a intervenções
Angela Duckworth é professora da University of Pennsylvania, fundadora e CEO do Character Lab e autora do best-seller Garra: o poder da paixão e da perseverança. Seu vídeo TED A chave do sucesso? A determinação tinha 12,3 milhões de visualizações até meados de outubro de 2017.

Compartilhar:

Por que algumas pessoas têm mais sucesso do que outras? Uma resposta óbvia é talento; outra talvez seja oportunidade. Mas, quando lembramos que pessoas com níveis similares de talento e oportunidades obtêm diferentes graus de sucesso, a dúvida persiste. 

A psicologia estuda essa questão desde seus primórdios. Sir Francis Gallon (1822-1911) atribuiu o sucesso a autocontrole, zelo e trabalho pesado. Na mesma linha, **Sigmund Freud** (1856-1939) especulou que a capacidade de regular a própria atenção, emoção e comportamento aumenta as chances de uma pessoa ter êxito no dia a dia. De minha parte, concordo com ambos, trocando zelo e trabalho pesado por “grit” [garra ou determinação] – quem tem grit tem paixão e perseverança para alcançar suas metas, especialmente as de longo prazo. 

Autocontrole e grit vêm atraindo crescente interesse da psicologia nos últimos anos, e não à toa: parecem ser mais suscetíveis a intervenções que outros fatores geradores de sucesso. Autocontrole depende de habilidades que podem ser melhoradas com treinamento e prática; já grit tem mais a ver com vontade e motivação. 

Pesquisas sobre autocontrole ressaltam a importância de alinharmos ações com as metas que nos são mais valiosas, algo bem difícil de fazer quando há ações imediatamente mais compensadoras à vista. Importante: um estudo sobre grit sugere que os indivíduos se saem melhor quando as metas que buscam têm um signifi cado extraordinário e duradouro. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/672c28c7-2841-48da-9772-89b319bf6e08.png)![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/3eafa940-78cc-4878-89a2-d8812bbdffd3.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança