Assunto pessoal

Cinco passos para enfrentar o estresse

Pesquisa global da Deloitte identifica as principais causas de estresse entre os colaboradores. Resultado indica cinco passos para o líder oferecer suporte

Compartilhar:

Antes do início da pandemia de Covid-19, quase metade dos entrevistados das gerações Y e Z relataram na pesquisa Deloitte Global Millennial Survey 2020 que se sentiam estressados o tempo todo, ou na maior parte do tempo. Entre as principais causas de preocupação estavam bem-estar da família, finanças em longo prazo e perspectivas de emprego. É o que mostra o artigo publicado no site da revista Forbes, em agosto de 2020.

“A conversa sobre saúde mental está ganhando mais espaço nas mesas da diretoria das empresas”, afirmou à revista Michele Parmelee, líder de pessoas e propósito na Deloitte Global. “O estresse tem um impacto direto e negativo na produtividade do trabalho.”

Se antes da pandemia esse já era um problema, mais incertezas se colocam. Para enfrentar a questão, a consultoria propõe ao líder cinco passos para apoiar a saúde mental dos funcionários, fortalecer o envolvimento de suas equipes e o senso de comunidade durante a pandemia – e depois dela.

1. Permaneça em contato: converse com colegas e funcionários que podem estar se sentindo isolados durante o home office.
2. Colabore em soluções: considere novas maneiras de trabalhar que podem aliviar a carga e evitar a necessidade de prazos apertados.
3. Reforce a compreensão: entenda as pressões que sua equipe pode enfrentar na situação atual e não faça suposições com base em percepções.
4. Ofereça mais recursos: certifique-se de que as informações sobre os recursos de ajuda estão acessíveis e atualizadas.
5. Pergunte e ouça: nem sempre quem precisa de ajuda responde abertamente. As pessoas tendem a se abrir mais com aqueles em quem confiam.

“Os empregadores que reconhecem a importância de abordar a saúde mental no local de trabalho colherão os benefícios, tanto em curto quanto no longo prazo”, diz Parmelee. Para ela, isso inclui maior produtividade, lealdade e uma cultura mais diversa e inclusiva.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança