Assunto pessoal

Com a palavra, os leitores da revista

Pedimos aos assinantes que compartilhassem um pouco do que têm aprendido nesses 25 anos; o resultado são estes 25 insights!
Maria Clara Lopes é colaboradora da revista HSM Management.

Compartilhar:

Se conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido (dizem). E se forem aprendizados compartilhados? Confiantes na força da inteligência coletiva, convidamos nossos assinantes a dividir o que aprenderam nos 25 anos de convivência com a revista (e, segundo eles, foi bastante) e selecionamos algumas pérolas para você. Recebemos histórias que reforçam nosso compromisso de continuar a fazer uma publicação que forme – e transforme – as pessoas pelos próximos 25 anos (e além).

### #1
Esteja à frente do tempo. Em muitas oportunidades profissionais, fui reconhecido direta e indiretamente por trazer contribuições técnicas e abordagens temáticas que ainda estavam fora da pauta de discussões em tais ambientes, e que li na revista.

*Rafael de Paiva Lima, gerente/coordenador, UniFOA, assinante desde 2005*

### #2
Cuide de você e depois cuide do outro. É preciso estar bem e com a energia em equilíbrio para a frequência vibrar em harmonia para o outro.

*Willer Ferreira do Amaral, consultor e sócio da TWS Consult, data de assinatura não informada*

### #3
Treine para ganhar consciência sobre os negócios. A coação contraria, a motivação passa, a consciência vai em frente e constrói.

*Vicente Afonso Gasparini, conselheiro, grupo Vellore, assinante desde 1997*

### #4
Estude. Pesquise. Aprimore-se e compartilhe seu saber. É assim que se cresce a vida toda.

*Delaíse Pimentel, consultora, HSM do Brasil (Academy), assinante desde 1998*

### #5
Conhecimento é mutável no tempo e imprescindível na vida. Respeitando-se as diferenças, o crescimento é o melhor modelo.

*Osvaldo Matos, CEO/presidente, OM Mentoria e Consultoria, assinante desde 2012*

### #6
É importante olhar o futuro de forma otimista e estar sempre aberto às mudanças.

*Tiago Bandeira Londres, gerente/coordenador, Modulo Security Solutions, assinante desde 2019 *

### #7
O conhecimento é uma das coisas mais perecíveis no mundo atual. Por isso, aprender a aprender continuamente é o único caminho.

*Jorge Bertolino Filho, professor, Inspire Flex Education, assinante desde 1996*

### #8
Para manter sua longevidade e empregabilidade, não pare de aprender coisas novas todo dia.

*José Aprigio Girão, gerente/coordenador, Banco CCBBrasil, assinante desde 2018*

### #9
O conhecimento é necessário para aperfeiçoar processos e promover tendências.

*José Renato de Quadros, CEO/presidente, Grupo Vigitec, assinante desde 2003 *

### #10
A gestão de sua carreira é sua responsabilidade. Seja seu autogestor, desenvolvendo o autoconhecimento e tendo um propósito de vida.

*Nelson Vanzetti, diretor/superintendente, Dýnami, assinante desde 2021 *

### #11
Busque o conhecimento nas fontes certas. Elas te auxiliarão a transformá-lo em ação.

*Adenilson Bassani, empreendedor, B3 Gestão Empresarial, assinante desde 2007 *

### #12
A revista nunca trouxe respostas prontas. Isso foi ótimo! Ela me preparou para buscar minhas próprias respostas e tomar as decisões mais importantes ao longo desses anos.

*João C. de Oliveira Filho, CEO/presidente, Nuvem Datacom, assinante desde 2006*

### #13
O conhecimento extrapola fronteiras e nos ajuda a expandir horizontes!

*Alan Couto, diretor/superintendente, Capital, assinante desde 2016*

### #14
Para inspirar o time de maneira empática, gerar resultados e transformações, olhe primeiro para dentro (equilíbrio, autocuidado e autoconhecimento).

*Karina Gualberto, consultora, Karina Gualberto Desenvolvimento Profissional, assinante desde 2019*

### #15
Seja um líder humano e que trabalha com sua equipe para extrair o máximo dela, com prazer, para atingir os objetivos da organização.

*Carlos Eduardo de Oliveira Gambôa, diretor/superintendente, KG7, assinante desde 2010 *

### #16
Olhe de modo ampliado, para ser capaz de ver oportunidades em situações favoráveis, mas também nos momentos difíceis.

*Cyntia Tavares Marques de Queiroz, professora, UFCE, assinante desde 2020*

### #17
Aprenda sempre e divida com as pessoas em seu dia a dia.

*Mário Eudo de Castro Lima, consultor, Inovare Consultoria, assinante desde 2006 *

### #18
Saia da bolha. O caráter inclusivo da revista me permitiu novos olhares e percepções.

*Thiago Andrade Asato, professor, Novoeste, assinante desde 2018 *

### #19
Acompanhe os movimentos do mundo corporativo e esteja minimamente conectado para perceber as tendências.

*Marcos A. Silvestre, diretor/superintendente, Starconrh, assinante desde 1996*

### #20
Conexão! Sou assinante há pouco tempo pela coerência, relevância e por se conectar com meus valores.

*Paulo Marques, microempreendedor individual, assinante desde 2021 *

### #21
Com a HSM Management, aprendi que não importa quão alto seja o desejo por lucro, é sempre possível conquistar o lucro E cuidar da sociedade.

*Luísa M. Woitexen, gerente/coordenador, Caixa Econômica Federal, assinante desde 2016*

### #22
Esteja atento às novidades (conceitos, práticas, tecnologias), mantenha-se atualizado e se adapte às mudanças, identificando riscos e oportunidades.

*Leonello Patitucci, empreendedor, Frentana, assinante desde 1998*

### #23
Em uma entrevista na década de 1990, em um dos primeiros números da HSM Management, Phillip Kotler afirmou que as empresas deviam – e continuam devendo – pensar global e agir local. 25 anos se passaram e essa frase continua muuuuuuito atual. Salve HSM!

*Marcelo Pirani, VP/C-Level, Cenarium Training & Coaching, assinante desde 1999*

### #24
No final do dia as pessoas são o ativo mais importante das empresas.

*Marcelo Miyata, gerente/coordenador, Elsys, data de assinatura não informada*

### #25
Talvez conselho não seja a palavra mais adequada, mas o melhor para mim foi entender que é impossível se manter atualizado e bisbilhotando o futuro sem as provocações e constatações da HSM.

*Clovis Afonso, empreendedor, Dimensão Incorporações, assinante desde 2010*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)