Assunto pessoal

Com a palavra, os leitores da revista

Pedimos aos assinantes que compartilhassem um pouco do que têm aprendido nesses 25 anos; o resultado são estes 25 insights!
Maria Clara Lopes é colaboradora da revista HSM Management.

Compartilhar:

Se conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido (dizem). E se forem aprendizados compartilhados? Confiantes na força da inteligência coletiva, convidamos nossos assinantes a dividir o que aprenderam nos 25 anos de convivência com a revista (e, segundo eles, foi bastante) e selecionamos algumas pérolas para você. Recebemos histórias que reforçam nosso compromisso de continuar a fazer uma publicação que forme – e transforme – as pessoas pelos próximos 25 anos (e além).

### #1
Esteja à frente do tempo. Em muitas oportunidades profissionais, fui reconhecido direta e indiretamente por trazer contribuições técnicas e abordagens temáticas que ainda estavam fora da pauta de discussões em tais ambientes, e que li na revista.

*Rafael de Paiva Lima, gerente/coordenador, UniFOA, assinante desde 2005*

### #2
Cuide de você e depois cuide do outro. É preciso estar bem e com a energia em equilíbrio para a frequência vibrar em harmonia para o outro.

*Willer Ferreira do Amaral, consultor e sócio da TWS Consult, data de assinatura não informada*

### #3
Treine para ganhar consciência sobre os negócios. A coação contraria, a motivação passa, a consciência vai em frente e constrói.

*Vicente Afonso Gasparini, conselheiro, grupo Vellore, assinante desde 1997*

### #4
Estude. Pesquise. Aprimore-se e compartilhe seu saber. É assim que se cresce a vida toda.

*Delaíse Pimentel, consultora, HSM do Brasil (Academy), assinante desde 1998*

### #5
Conhecimento é mutável no tempo e imprescindível na vida. Respeitando-se as diferenças, o crescimento é o melhor modelo.

*Osvaldo Matos, CEO/presidente, OM Mentoria e Consultoria, assinante desde 2012*

### #6
É importante olhar o futuro de forma otimista e estar sempre aberto às mudanças.

*Tiago Bandeira Londres, gerente/coordenador, Modulo Security Solutions, assinante desde 2019 *

### #7
O conhecimento é uma das coisas mais perecíveis no mundo atual. Por isso, aprender a aprender continuamente é o único caminho.

*Jorge Bertolino Filho, professor, Inspire Flex Education, assinante desde 1996*

### #8
Para manter sua longevidade e empregabilidade, não pare de aprender coisas novas todo dia.

*José Aprigio Girão, gerente/coordenador, Banco CCBBrasil, assinante desde 2018*

### #9
O conhecimento é necessário para aperfeiçoar processos e promover tendências.

*José Renato de Quadros, CEO/presidente, Grupo Vigitec, assinante desde 2003 *

### #10
A gestão de sua carreira é sua responsabilidade. Seja seu autogestor, desenvolvendo o autoconhecimento e tendo um propósito de vida.

*Nelson Vanzetti, diretor/superintendente, Dýnami, assinante desde 2021 *

### #11
Busque o conhecimento nas fontes certas. Elas te auxiliarão a transformá-lo em ação.

*Adenilson Bassani, empreendedor, B3 Gestão Empresarial, assinante desde 2007 *

### #12
A revista nunca trouxe respostas prontas. Isso foi ótimo! Ela me preparou para buscar minhas próprias respostas e tomar as decisões mais importantes ao longo desses anos.

*João C. de Oliveira Filho, CEO/presidente, Nuvem Datacom, assinante desde 2006*

### #13
O conhecimento extrapola fronteiras e nos ajuda a expandir horizontes!

*Alan Couto, diretor/superintendente, Capital, assinante desde 2016*

### #14
Para inspirar o time de maneira empática, gerar resultados e transformações, olhe primeiro para dentro (equilíbrio, autocuidado e autoconhecimento).

*Karina Gualberto, consultora, Karina Gualberto Desenvolvimento Profissional, assinante desde 2019*

### #15
Seja um líder humano e que trabalha com sua equipe para extrair o máximo dela, com prazer, para atingir os objetivos da organização.

*Carlos Eduardo de Oliveira Gambôa, diretor/superintendente, KG7, assinante desde 2010 *

### #16
Olhe de modo ampliado, para ser capaz de ver oportunidades em situações favoráveis, mas também nos momentos difíceis.

*Cyntia Tavares Marques de Queiroz, professora, UFCE, assinante desde 2020*

### #17
Aprenda sempre e divida com as pessoas em seu dia a dia.

*Mário Eudo de Castro Lima, consultor, Inovare Consultoria, assinante desde 2006 *

### #18
Saia da bolha. O caráter inclusivo da revista me permitiu novos olhares e percepções.

*Thiago Andrade Asato, professor, Novoeste, assinante desde 2018 *

### #19
Acompanhe os movimentos do mundo corporativo e esteja minimamente conectado para perceber as tendências.

*Marcos A. Silvestre, diretor/superintendente, Starconrh, assinante desde 1996*

### #20
Conexão! Sou assinante há pouco tempo pela coerência, relevância e por se conectar com meus valores.

*Paulo Marques, microempreendedor individual, assinante desde 2021 *

### #21
Com a HSM Management, aprendi que não importa quão alto seja o desejo por lucro, é sempre possível conquistar o lucro E cuidar da sociedade.

*Luísa M. Woitexen, gerente/coordenador, Caixa Econômica Federal, assinante desde 2016*

### #22
Esteja atento às novidades (conceitos, práticas, tecnologias), mantenha-se atualizado e se adapte às mudanças, identificando riscos e oportunidades.

*Leonello Patitucci, empreendedor, Frentana, assinante desde 1998*

### #23
Em uma entrevista na década de 1990, em um dos primeiros números da HSM Management, Phillip Kotler afirmou que as empresas deviam – e continuam devendo – pensar global e agir local. 25 anos se passaram e essa frase continua muuuuuuito atual. Salve HSM!

*Marcelo Pirani, VP/C-Level, Cenarium Training & Coaching, assinante desde 1999*

### #24
No final do dia as pessoas são o ativo mais importante das empresas.

*Marcelo Miyata, gerente/coordenador, Elsys, data de assinatura não informada*

### #25
Talvez conselho não seja a palavra mais adequada, mas o melhor para mim foi entender que é impossível se manter atualizado e bisbilhotando o futuro sem as provocações e constatações da HSM.

*Clovis Afonso, empreendedor, Dimensão Incorporações, assinante desde 2010*

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura