Uncategorized

Como vai sua produtividade?

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Esta edição de fevereiro é um aquecimento para as celebrações que faremos ao longo de 2017: a HSM completa 30 anos de existência, e a revista HSM Management, 20 anos, dois motivos de muito orgulho e alegria para nossa equipe e a comunidade que temos a honra de reunir em torno de nós. 

Abrindo os trabalhos, resolvemos olhar para uma questão que tem preocupado cada vez mais os gestores brasileiros – e possivelmente os do mundo inteiro: há cada vez mais desafios a enfrentar e lições novas a aprender, as equipes estão mais enxutas, as distrações são mais frequentes. Em paralelo, soluções de autoajuda não solucionam nada e o tempo teima em não aumentar. 

O que fazer? Vamos completar a resposta na revista impressa que circula em março, mas uma parte importante desse conteúdo está aqui. Trazemos duas matérias da revista Fast Company, uma das grandes publicações de gestão internacionais de que somos licenciados prioritários para o Brasil, que lhe permitem fazer um benchmarking com pessoas notoriamente produtivas. Nelas, entendemos quais são os elementos-chave nessa construção: o horário de acordar, o horário de dormir, a ferramenta de produtividade, o espaço de trabalho etc. 

Depois, damos um artigo preparado por especialistas da Franklin Covey sobre a maneira de lidar com a tecnologia como fonte de distrações, que propõe um sistema de organização de informações (são elas que nos sufocam, não são?) extremamente prático: a gestão dos 4 Núcleos. A Regra do Um, por exemplo, é um dos insights valiosos desse sistema. 

Além de abordarmos a produtividade pessoal, nesta edição continuamos a trabalhar a questão da estratégia digital, tão relevante para as empresas brasileiras e ainda tão ausente. Um valioso artigo explica quais são as duas estratégias possíveis – sim, elas se resumem a duas! – e explica por que sua empresa tem de escolher apenas uma delas. 

Apresentamos também um excerto do livro _Economia Compartilhada_, publicado por nós, com o coração da obra da empreendedora Robin Chase, fundadora da Zipcar e uma das maiores experts nesse assunto. Robin explica didaticamente, e com muitos exemplos reais, as quatro fases fundamentais da organização típica da economia compartilhada, que ela chama de _Peers_ Inc (ilustrando com o caso do Uber, Inc seria a plataforma do Travis Kalanich, e peers, os motoristas). 

Tenha um bom Carnaval, porque relaxar é fundamental para a produtividade, e volte com as energias renovadas. Este ano promete!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança