Uncategorized

Contagem regressiva com Christer Windelov-Lidzélius

o diretor da KaosPilot, misto de escola de negócios e design sediado na Dinamarca, conta o que é a liderança criativa, que explora riscos em vez de minimizá-los, promove a criatividade, enxerga a oportunidade e tem valores humanos
Adriana Salles Gomes é diretora-editorial de HSM Management.

Compartilhar:

**5 – A KaosPilot forma líderes e seu currículo tem o design de liderança criativa como um dos pilares. O que é liderança para a KaosPilot e o que é esse design de liderança criativa?**

A definição simples é “levar as pessoas a fazer o que não fariam de outra maneira”. Para nós, porém, ser líder tem a ver com “crescer como indivíduo, desenvolver pessoas a sua volta e ajudar o mundo a caminhar para algo melhor”. Na KaosPilot, não ensinamos liderança só como uma prática, embora ela seja algo prático; achamos necessária uma base de conhecimento profundo sobre liderança e enfatizamos nosso foco, que é o da criatividade. a criatividade pode ser tanto o que os líderes fazem de uma forma única ao abordar um problema ou uma oportunidade como o resultado da liderança, ou seja, a criatividade por meio dos outros. o líder tem de dominar o design da liderança criativa, capacitando-se a gerar as bases sobre as quais a criatividade emerge. Não é algo que acontece por acaso, viu?! Isso precisa de atenção e curadoria cuidadosa.

**4 – Qual é o método pedagógico de vocês?** 

Nós o chamamos de pedagogia baseada em oportunidades, porque, como líder, você precisa ser, antes de tudo, bom em encontrar ou criar oportunidades. Nosso trabalho parte de problemas reais que os alunos trazem para a escola e da identificação de pontos fortes e oportunidades. Por exemplo, quando um aluno vivencia um desafio em sua empresa, ele pede ajuda a um membro da equipe pedagógica. Esse professor nunca dá uma resposta, só ajuda o aluno a olhar de um modo diferente, observando o que está indo bem –o ponto forte– e a oportunidade de construir a partir daí. a abordagem que propomos exige correr riscos, exige que se dê um passo para o desconhecido. Se a gestão é uma abordagem para minimizar o risco, a liderança é uma abordagem para explorar o risco. 

**3 – Líderes também precisam ter valores? Se sim, quais?** 

Todos os líderes funcionam com base em certo tipo de valores –explícitos ou implícitos. Normalmente, os valores da companhia não costumam ser o que eu considero valores pessoais profundos –na verdade, eles não significam nada para as pessoas. Pensamos em valores que associaríamos a amigos, não em coisas como ser eficiente e orientado a lucros. Por isso, os valores da KaosPilot incluem sabedoria das ruas, compaixão, diversão…

**2 – Para um líder criativo, a experiência multinacional faz diferença? Pergunto porque vejo que a KaosPilot atua em vários países…**

Para mim, a experiência multinacional é fundamental. Não é só uma coisa da empresa; é também social. Se as pessoas se tornarem cidadãs do mundo, isso vai ajudar a aliviar os problemas: diminuir a indiferença, reduzir os conflitos e também fazer mais negócios.

**1 – Temos um dito popular crítico no Brasil que diz: “Há muito cacique para pouco índio”. Quando se criam tantos líderes assim, não se está fazendo o mesmo?** 

Essa seria uma compreensão errada da ideia de que estamos só criando mais líderes. Ser líder não significa que eu não possa trabalhar subordinado a outros ou como colega. Em nosso mundo complexo e em organizações realmente complexas, precisamos deixar de lado a ideia de que o gestor sabe mais e pode fazer melhor do que os outros. É bem o contrário hoje –em geral, o nível de especialização do conhecimento invalida essa gestão clássica. a liderança está em toda parte. Essa liderança facilita, ensina e cria o espaço –no qual as pessoas são empoderadas–, e é a chave do sucesso. 

>
>
> **Saiba mais sobre Christer Windeløv- -Lidzélius**
>
> Quem é: CEo e diretor da KaosPilot, misto de escola de negócios e de design focado na formação de líderes e empreendedores. 
>
> Serviços da KaosPilot: além de oferecer cursos, presta consultoria para empresas e promove iniciativas culturais e sociais. 
>
> Onde a empresa atua: Tem sede em aarhus (Dinamarca) e escritórios em Berna (Suíça), Barcelona (Espanha) e Bogotá (Colômbia).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança