Estratégia e Execução

Contagem regressiva com David autor

Cada vez mais, há empregos só para trabalhadores do conhecimento e profissionais de serviços. o especialista em mercado de trabalho David autor, do MiT, discute as consequências do fenômeno

Compartilhar:

> **Saiba mais sobre David Autor**
>
> Quem é: Professor e pesquisador do Massachusetts institute of Technology (MiT). 
>
> Especialidade: Mercado de trabalho.  
>
> Preocupação: a crescente desigualdade  de renda. 

Nos últimos 20 anos, as empresas foram particularmente eficazes na automatização de tarefas rotineiras, processuais e quantificáveis. Profissões como a de secretária mudaram totalmente: envolvem menos papelada e mais tomada de decisão. Essa é, porém, a visão da árvore. A da floresta, macro, é explicada pelo pesquisador David autor, segundo o qual o mercado de trabalho adquiriu o formato de um “u”, com os trabalhadores do conhecimento e os profissionais do setor de serviços ganhando importância nos dois lados, e todos os outros em queda. Nesta entrevista, autor discute o fenômeno e seu efeito: o aumento da desigualdade social. 

**5 – Como anda o mercado de trabalho?**

Hoje ele apresenta uma curva do tipo “u”, com os empregos de formação média na parte de baixo e as profissões do conhecimento e as atividades de serviços nos dois lados que sobem. Essa “polarização dos empregos” ocorre em diversas economias industrializadas em todo o mundo.

**4 – A culpa é da redução do emprego industrial? Da terceirização?** 

Esses fatores não são irrelevantes, mas o aspecto mais importante é a possibilidade de automação de algumas atividades. 

**3 – Em dez anos, aumentaram os profissionais no setor de serviços e sua renda caiu?** 

Sim. o aumento é fácil de explicar: à medida que muitos artigos industrializados ficam mais baratos, as pessoas vão gastando mais com serviços, o que leva a um aumento do nível de empregos no setor. a queda de renda também se explica. Como diversos trabalhadores têm sido dispensados de ocupações de média complexidade na indústria e estão assumindo empregos de serviços historicamente ocupados por adolescentes, ocorre uma redução de salários. 

**2 – Como avaliar essa mudança?**

Há indícios de que muitas pessoas estão insatisfeitas com o estado geral das coisas, e a questão da desigualdade de renda se tornou parte importante do debate. Contudo, acho improvável que os Estados unidos e outros países tomem medidas de impacto contra isso. 

**1 – O que se deveria fazer?**

O eficaz mesmo seria adotar políticas de longo prazo de investimentos: em nós mesmos, em oportunidades, na criação de boas escolas, no ensino de habilidades que possibilitem às pessoas ser bem-sucedidas. além disso, os impostos progressivos e os sistemas de transferência de renda são boas ideias.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)