Uncategorized

#ConversasCorajosas: Feedback Ascendente com Marcelo Ribeiro

Também conhecido como “upward feedback”, o tema é abordado em novo episódio da websérie #ConversasCorajosas.
Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/84062860-9366-4dab-b551-6fc420cd40b3.png)

Se receber feedback já é uma situação que gera ansiedade em boa parte dos profissionais, dar feedback pro chefe então, nem se fala. É verdade que, dependendo da relação entre líder e liderado, essa conversa pode ser mais ou menos difícil. Então, será que tem como se preparar para esse momento, de maneira que o resultado seja positivo para todos os envolvidos?

Para tratar desse tema, a editora-executiva da revista HSM Management, Gabi Teco, convidou o sócio da consultoria Corall, Marcelo Ribeiro, para um papo franco sobre a melhor forma de conduzir essa conversa corajosa.

Na opinião de Ribeiro, um dos principais pontos que deve ser observado é a qualidade do vínculo entre líder e liderado. Quanto maior o vínculo, mais empática e sincera tende a ser essa conversa. Outro aspecto bastante citado pelo especialista é a autorresponsabilização de quem conduzirá o feedback. “Se algo nos incomoda e queremos que a pessoa saiba, é preciso olhar primeiro pra dentro e entender quais emoções estão envolvidas naquele pedido. Por que será que eu me importo tanto com isso? Estando consciente e preparado, é mais provável que o papo flua tranquilamente”, explica Ribeiro.

Quer saber mais? Confira abaixo o que você vai encontrar neste novo episódio de #ConversasCorajosas e use o QR Code no fim da página para ir direto para o vídeo.

• Como estabelecer vínculos de qualidade que facilitam o upward feedback?

• Qual é a responsabilidade do colaborador?

• Como se preparar para que o resultado da conversa seja positivo?

• O que a diversidade (geracional, de gênero, entre outras) tem a ver com este tema?

• Por que é comum as pessoas ficarem nervosas e angustiadas com esse papo?

• Quais são as dicas para as empresas que desejam estimular este tipo de conversas?  

Quer saber mais? Confira o segundo episódio da websérie #ConversasCorajosas.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/0794df84-3b8e-439c-a556-63411da034f9.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa futurista para se tornar o cérebro operacional de organizações inteligentes. Mas, se os algoritmos assumem decisões, qual será o papel dos líderes no comando das empresas? Bem-vindos à era da gestão cognitiva.

Marcelo Murilo

12 min de leitura
ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura