Direto ao ponto

Dados e algoritmos contra a falta de água

App da WEGoT pretende tornar as pessoas mais responsáveis pelo consumo de água, como já acontece com a eletricidade

Compartilhar:

O abastecimento de água é um problema gravíssimo no sul da Índia. Isso motivou Abilash Haridass, cofundador e chief of growth & strategy da startup indiana WEGoT Utility, a tentar entender o consumo para conscientizar os consumidores da necessidade de evitar o desperdício. “Não só a preocupação com o acesso à água é constante, como a população também questiona sua qualidade e a intermitência do abastecimento”, afirma.

Em artigo para o site Business India, Haridass diz que costumamos ouvir sobre a necessidade de economizar água, assim como nos dizem para poupar dinheiro. “Mas como podemos economizar água se não sabemos exatamente quanto consumimos?”, questiona.

A partir de uma combinação de dados, percepções e ações gerenciadas remotamente, a WEGoT construiu uma plataforma baseada na Internet das Coisas (IoT) que fornece análises e soluções de consumo para eficiência hídrica.
A plataforma foi inicialmente concebida como uma solução ampla de eficiência de recursos – água, eletricidade e gás – com foco inicial na água. O uso de IoT permite aos usuários rastrear por meio de um app quanta água eles consomem individualmente, bem como a quantidade de água consumida por todo um edifício, por exemplo.

Essa quantidade pode ser mensurada em poços, estações de tratamento de esgoto, sistemas de captação de águas pluviais, tanques e sistemas de água encanada. A tecnologia também identifica locais de vazamento, fornece informações sobre como lidar com a vazão e permite o desligamento remoto do fluxo nas áreas afetadas.

“A solução visa tornar as pessoas mais responsáveis pelo uso da água, pois elas têm de pagar pelo consumo da mesma forma que pagariam por outros recursos, como a eletricidade”, explica o cofundador da startup. A WEGoT diz que sua solução de gerenciamento hídrico viu os edifícios reduzirem o consumo em até 35%.

Criada em 2015, a solução atualmente funciona em 30 mil casas, 3 milhões de metros quadrados de imóveis comerciais, e conta com grandes empresas como Google, ITC e Indian Railways como parceiros principais.

Em março de 2020, o governo indiano anunciou uma política exigindo que todos os edifícios em Bangalore, antigos e novos, com mais de 110 m2, tenham sistemas de gestão de água. Assim que essa política for implementada com sucesso em Bangalore, a WEGoT acredita que será replicada em outros centros urbanos na Índia.

Além disso, este ano a empresa pretende entrar em mercados internacionais, tendo o Oriente Médio como área inicial, devido à sua necessidade de gestão ativa da água.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)