Dossiê HSM

Davi Nascimento: Clicando histórias de amor

Moda e novelas coreanas são inspiradoras para o fotógrafo de casamentos

Compartilhar:

Junho de 2018. São cinco horas da manhã no deserto do Atacama, Chile. O inverno reduziu a temperatura a 5 graus negativos, e o fotógrafo Davi Nascimento pede aos noivos que se aproximem um do outro. Não há luz, só uma ideia: capturar os pombinhos entre um vulcão coberto de neve e um céu repleto de constelações. Nascimento usou uma técnica de longa exposição, bastante difícil, de fotografia noturna. Só saberia o resultado depois do clique. “Aquela foi a foto mais difícil que fiz”, rememora o fotógrafo. Também é a sua foto mais premiada – ganhou três prêmios internacionais com ela.
Nascimento é um renomado fotógrafo de casamento, um dos mais caros do setor e reconhecido por fazer registros de figurões como o influenciador e humorista Carlinhos Maia e o cantor Marrone (da dupla sertaneja). O currículo notável pressupõe uma vida inteira dedicada à profissão. Mas não é bem assim. O catarinense de 40 anos tem apenas nove de carreira.
Natural de Tubarão, na região sul de Santa Catarina, Davi Nascimento tinha 15 anos quando virou compositor do grupo de pagode chamado Jeito Louco. Integrou a banda por sete anos como letrista. Quando as filhas Lívia e Natalia nasceram, saiu da banda, comprou uma câmera para registrá-las e mergulhou na fotografia. Algumas empresas da cidade o ajudaram a se profissionalizar ao contratá-lo como auxiliar de fotografia freelancer, para os eventos corporativos. Isso durou alguns meses. “As empresas gostavam do meu trabalho, mas perceberam que poderiam estar fomentando um concorrente que também contratasse meus serviços.” Só que Nascimento já tinha pegado gosto pela coisa e não parou mais.
Ele classifica a fotografia como uma atividade ideal para o experimento da criatividade. Só que, ao contrário da maioria dos fotógrafos – que, a seu ver, focam a questão técnica –, Nascimento prefere focar o que é humano.

## Novelas coreanas
Nascimento está sempre consumindo fotografias de moda e doramas, as novelas coreanas. Moda sempre trabalha com o que há de mais atualizado em termos de cor e poses. E doramas, porque nelas tudo é feito a partir de clichês e de forma romantizada, o que gera um bom “banco de dados e uma inspiração para quem gosta de criatividade”. “Busco nessas duas inspirações motivos para gerar um conteúdo diferente dos outros fotógrafos de casamento. Eles acabam repetindo, fazendo um looping de ideias. Eu, não”, afirma.
A receita tem se mostrado eficaz. Hoje, Davi Nascimento acumula mais de 365 mil seguidores em sua conta no Instagram (@dnfotos) e uma agenda repleta de ensaios, casamentos, gestantes e retratos pelos próximos três anos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança