Desenvolvimento pessoal

É hora de pedir demissão?

Daniel Pink, autor do best-seller Motivação 3.0, recentemente lançou Quando – Os segredos científicos do timing perfeito, e responde sobre o melhor momento para ir embora

Compartilhar:

Uma das grandes decisões que alguém pode ter de tomar na vida é quando deixar um emprego que já não funciona mais. Caso você esteja em uma situação assim, veja estas quatro perguntas que podem ajudá-lo a decidir. Se responder “não” a pelo menos duas delas, talvez tenha mesmo chegado a hora de partir. 

**1.  Você quer estar neste emprego em seu próximo aniversário de contratação?**

O primeiro aniversário de um emprego é o momento em que as pessoas mais tendem a pedir demissão. Qual o segundo momento de maior probabilidade? O aniversário de dois anos. O terceiro? Adivinhe só.

Se você anda apavorado com a ideia de estar no mesmo emprego no próximo aniversário de contratação, é melhor começar a procurar outro trabalho.

**2.  Seu atual emprego é exigente, mas também lhe dá autonomia?**

Os trabalhos mais satisfatórios possuem ao menos uma característica em comum: nos estimulam a trabalhar com padrões elevados, mas de modo que possamos ter algum controle sobre o que fazemos. Empregos que sejam exigentes, mas não ofereçam autonomia, nos sobrecarregam em excesso. Os que oferecem autonomia, mas não são desafiadores, acabam por nos entediar. E os piores são aqueles que não têm nem uma coisa nem outra.

Se seu emprego atual não oferece nem desafios nem autonomia, e se não há nada a fazer para melhorar a situação, pense seriamente em deixá-lo. 

**3.  Seu gestor possibilita que você faça seu melhor no trabalho?**

Seu chefe lhe dá apoio e assume responsabilidades, em vez de apenas culpar os outros? Estimula seus esforços e também deixa seu caminho livre para que você possa fazer o melhor? Tem senso de humor e não é ranzinza? Se falar “sim” três vezes, provavelmente você está em um bom lugar para trabalhar. Mas, se não for desse jeito, fique atento. 

**4.  Seu dia a dia de trabalho está alinhado com seus objetivos de longo prazo?**

Quando seus objetivos individuais estão alinhados com os da organização, você tende a ficar mais feliz e produtivo. Portanto, reserve um momento para listar seus dois ou três principais objetivos para os próximos cinco ou dez anos. Se o atual emprego puder ajudá-lo a alcançá-los, ótimo; se não, considere a possibilidade de terminar esse relacionamento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura