Editorial

Em 2024, atravessaremos o rio rubicão – juntos

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

“Hoje a situação está difícil. Amanhã será ainda mais difícil. Depois de amanhã será um dia lindo. Mas a maioria das empresas vai morrer amanhã à noite, sem ter a chance de ver o sol nascer depois de amanhã.” (Jack Ma)

Essa frase do fundador do Alibaba Group sempre soou como maldição de bruxa de uma peça do Shakespeare. Não parece? Mas com o tempo sua sabedoria foi se impondo para mim. Tem a ver com resiliência – ou, mais precisamente ainda, com desempenho sustentável, que é o tipo de desempenho que todos nós deveríamos buscar.

![HSM001](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/6nIrBOhRirqHQaM2tVeW8P/57e17eaed2b2741d955ec52334aa024f/HSM001.jpeg)

![HSM103](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/5hvxHPW70jgfLpSMIJ4b6y/d624a91e248c960ddff0e477f985e769/HSM103.jpg)

Trago a citação aqui por ter muito a ver com esta edição. A última nesse formato tradicional, impresso e digital. Desde 1997, entra e sai bimestre, saímos transformados da leitura de __HSM Management__, prontos para o depois de amanhã. A imersão é tal que já foi comparada a livros, a um HSM+, a um MBA… Mas é preciso entender o contexto. HSM Management nasceu e floresceu em tempos de escassez de conteúdo de gestão de excelência no Brasil. Como já comentei aqui, toda a minha formação, e de tantos executivos que admiro, passou por ler religiosamente esta revista (lembro-me dos exemplares acima), que trazia o que não se encontrava em nenhum outro lugar, e muito rápido.

Agora, a situação mudou, para o extremo oposto: temos abundância, para não dizer excesso, de conteúdo – de qualidade variável, é verdade, mas é um excesso. Então, a função de __HSM Management__ tem de passar a ser a de filtragem, curadoria. E deve fazê-lo muito mais rápido, em um trabalho non-stop – diário, semanal, mensal, bimestral. Pois é isso que passamos a oferecer este ano, em vários formatos, prioritariamente digitais. Assim como, nos anos 1990, atravessamos o rio Rubicão para entregar a produção HSM Management, com redações no Brasil, na Argentina e correspondentes nos EUA e na Europa, estamos atravessando agora nosso segundo rio Rubicão para entregar a curadoria HSM Management. Nas duas vezes, nos sentimos como Júlio César desafiando o Senado. (No caso, o status quo dos hábitos de consumo de conteúdo.) Acho que poderemos novamente mudar a história da nossa Roma corporativa.

O conteúdo desta edição nos ajuda a atravessar muitos Rubicões para chegar ao dia ensolarado de depois de amanhã que Jack Ma descreve. O Dossiê, estampado na capa, traz catalisadores-chave de desempenho, usando a terminologia Jim Collins – a nossa redação preferiu chamá-los de boosters, como nos games. São pequenos mecanismos aceleradores. Eu citaria todos, mas não cabe. E ainda damos uma entrevista exclusiva com o “pai da complexidade” Dave Snowden e temos artigo do corporate hacker Courtnay Guimarães falando de metaeconomia. Boost 2024!

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança