Sustentabilidade

Empresas garantem economia com soluções focadas em resultados rápidos e de alta efetividade

Áreas de Risco e Fraude são exemplos de utilização de modelos para desafi os regulatórios e prevenção de crimes

Compartilhar:

O mundo está mudando. As empresas estão com menos recursos para fazer mais. O foco tem sido trabalhar no seu core business e delegar para empresas parceiras serviços para ajudá-las na tomada de decisões fundamentais para o seu negócio.

Raras são as empresas que têm um centro de tecnologia e de inteligência altamente capacitado para suportar seus desafios de negócios baseados em informações e dados. Certamente, posto às condições atuais, os investimentos acabam sendo mais voltados para contratar alguém especializado no negócio do que em pessoas e tecnologia de suporte. Os custos acabam sendo altíssimos para uma empresa que não possui isso no seu DNA.

Por esse motivo, o SAS vem focando ultimamente em soluções de negócios para resolver problemas específicos dos nossos clientes, onde eles não precisam se preocupar com hospedagem e gestão de dados, segurança, governança e também em desenvolver um expertise de inteligência analítica e machine learning atrelados ao conhecimento de negócio, que leva tanto tempo para ser desenvolvido e que já se faz presente há anos nas soluções desenvolvidas pelo SAS.

O SAS tem há muito tempo no seu portfólio soluções que atendem a diferentes necessidades de negócios, como desafios regulatórios (Stress Testing, IFRS 9, IFRS 17) e processos tradicionais como Compras e Pagamentos (Procurement Integrity) e Prevenção a Fraudes.

**IFRS 9 E IFRS 17**

Na agenda das instituições financeiras desde o ano passado, o IFRS 9 afeta o reconhecimento de uma das linhas de custo mais importante para as empresas, a perda de crédito.

A partir dessa nova perspectiva, os bancos passam a reconhecer e projetar esse custo como uma perda de crédito esperada. Desta forma, a gestão e monitoramento de crédito passa a depender de uma visão futura da situação econômica do mercado, baseado em modelos que capturem as expectativas futuras da economia em conjunto com a inadimplência.

Em linha com essa nova necessidade do mercado financeiro, a solução do SAS para atendimento do IFRS 9 visa a oferecer uma plataforma e um conteúdo para atendimento da norma que proporcione a redução do esforço operacional para a implementação dos modelos preditivos, a integração entre as áreas de riscos e finanças, rápida criação das regras de classificação dos ativos e um ambiente de simulação que permita às instituições entender as variáveis que afetam os valores calculados da perda esperada.

Além disso, a partir do Edital de Consulta Pública 60 do BACEN, como esse cálculo passa a ser exigido mensalmente, a solução do SAS também oferece todo o arcabouço necessário para garantir a governança e a redução do conflito de interesses que estão envolvidos com o processo de cálculo da perda esperada.

Atualmente temos mais de 300 bancos ao redor do mundo utilizando nossa solução para o cálculo da perda esperada, sendo que conseguimos reduzir em torno de 27% do custo de desenvolvimento e manutenção desse ambiente para a execução do IFRS 9, segundo o relatório do IDC de 2018.

E ainda pensando nas novas regulamentações para padronização contábil, a indústria de seguros também terá que se adaptar ao IFRS 17, que consiste em alterações das regras de contabilização e reconhecimento dos resultados provenientes dos contratos de seguro e resseguro mantidos pelas seguradoras.

O SAS também oferece uma solução end-to-end do motor para geração das projeções dos fluxos de caixa até o reconhecimento do CSM mensalmente, com toda a governança e rastreabilidade exigida pelos reguladores. Sendo uma plataforma multi-GAAP e 100% aderente ao IASB, o SAS proporciona segurança para uma rápida implementação de todos os requisitos exigidos pelo normativo.

**PROCUREMENT INTEGRITY & PREVENÇÃO À FRAUDE**

As fraudes em processos de aquisição representam o segundo maior crime econômico do planeta. Compras e Pagamentos são extremamente suscetíveis a falhas que podem ser ocasionadas por questões técnicas, ou muitas vezes por influência humana. Mas as empresas não precisam aceitar essas perdas como parte do custo dos negócios. Nos últimos anos, o SAS tem obtido sucesso com implementações de projetos de Integridade de Compras por meio da solução SAS for Procurement Integrity.

Tudo é passível de ser analisado, desde notas fiscais duplicadas até redes de relacionamento que evidenciem conluio ou concorrência desleal entre empresas. Isso pode englobar também todo o fluxo da seleção e contratação de fornecedores, avaliação dos pagamentos, garantindo a integridade do processo de compras. A solução permite que as companhias tenham uma abordagem proativa para evitar esse problema a partir de uma plataforma única que utiliza técnicas analíticas modernas. A tecnologia permite reduzir os falsos positivos e ineficiências do processo, resultando em uma visão holística e acurada dos riscos.

Na mesma linha, o SAS atua fortemente no combate à fraude em empresas de seguros. As companhias estão investindo cada vez mais em tecnologias de prevenção, e um dos grandes desafios hoje é a adoção de medidas em tempo real para detecção de uma tentativa de fraude antes que ela ocorra e gere prejuízos. Essa é a estratégia da HDI Seguros S.A., que está inovando ao ser a primeira seguradora do país a identificar fraudes no sinistro em tempo real. Com isso, ela aumentou a eficiência operacional e a capacidade de detecção de irregularidades em mais de 30 mil sinistros avaliados mensalmente.

“As instituições precisam fazer investimentos que visam à identificação desse tipo de atividade. Atualmente, baseados fortemente na percepção dos analistas ou em regras de negócios, os alertas gerados acabam causando muita ineficiência nos processos de falsos positivos. Mas, com a utilização de tecnologias analíticas avançadas, é possível segmentar os casos de maior propensão à prevenção à fraude, otimizando a eficácia dos times de investigação e aumentando o retorno sob o investimento. A mesma quantidade de analistas consegue com um processo otimizado avaliar o dobro de alertas e duplicar a quantidade de suspeitas de fraude”, afirma Monica Tyszler, diretora de Soluções e Serviços do SAS América Latina.  

Independentemente da solução, a proposta do SAS é gerar valor para seus clientes da forma mais ágil e eficaz possível, sem que eles tenham que desprender-se de tempo e dinheiro em questões que não sejam pertinentes ao seu negócio, além de terem um parceiro ao seu lado com expertise necessária para entregar o retorno financeiro desejado ao menor custo de investimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)