Empreendedorismo
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Encontrando a agulha: precisamos de uma mudança radical no palheiro corporativo

No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.
Fundadora da Zero Gravity Thinking. Consultora e mentora em estratégia, inovação e transformação organizacional.

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Imagino que ninguém nunca se propôs a de fato buscar uma agulha em um palheiro. Mas, por curiosidade, resolvi perguntar ao ChatGPT se teria sugestões de bons métodos para resolver esta tarefa.

Algumas das soluções apresentadas pela ferramenta foram desde a separação magnética (a agulha, sendo metálica, poderia ser atraída por um ímã), a utilização de um detector de metais, uma busca manual de maneira sistemática (dividindo o palheiro em seções menores e examinando cada uma minuciosamente), até outras mais tecnológicas (aplicação de técnicas de análise estatística e algoritmos de busca para detectar padrões ou anomalias que indicassem a presença da agulha). Também sugeriu abordagens criativas como espalhar o conteúdo do palheiro em uma superfície plana e iluminada para facilitar a visualização de objetos metálicos devido ao reflexo da luz na agulha.

Procurar uma agulha no palheiro é também um desafio importante em vários contextos de formulação de estratégia de empresas e tomada de decisão de gestores. Mas, e se a solução não for procurar mais, mas repensar nossa abordagem completamente?

Abordagens tradicionais: peneirando o feno

No mundo corporativo, o palheiro representa a sobrecarga de informações e dados, processos desatualizados e mentalidades fixas que podem travar nosso caminho para a inovação. Muitas vezes, os métodos tradicionais de resolver problemas se resumem à realização de análises detalhadas baseadas em histórico para gerar propostas de ajustes graduais e puramente incrementais.

Embora esses métodos tenham seu valor, às vezes podem ser semelhantes à busca manual e sistemática sugerida pelo ChatGPT acima, na esperança de eventualmente tropeçar na agulha. Mas, será que estamos prontos para repensar nossas abordagens e abraçar novas formas de encontrar a agulha?

Abordagens radicais: queimando o palheiro

E se, em vez de procurar a agulha, a gente simplesmente incendiasse o palheiro? Essa ideia sugere que, para realmente inovar, devemos desmontar as estruturas que já existem e desafiar antigas suposições. Quando eliminamos o palheiro, a agulha aparece. Na prática, isso significa abraçar uma mudança radical.

Mas como iniciar esse processo transformador em sua organização?

  1. Identifique o feno: reconheça obstáculos burocráticos e barreiras culturais que formam seu palheiro. Elimine redundâncias, simplifique operações para remover complexidades desnecessárias que impedem o progresso.

    A Slack Technologies é um exemplo real de inovação que surgiu a partir desta abordagem. Originalmente concebida como uma ferramenta de comunicação interna para uma empresa de jogos chamada Tiny Speck, a empresa identificou as ineficiências generalizadas na comunicação de suas equipes e transformou sua solução interna em um produto com potencial de criar um mercado completamente novo.

    A Slack cresceu muito rápido: em 2013, a empresa lançou uma “versão preview” em modelo semelhante ao Spotify, apenas para convidados. No primeiro dia do lançamento, 8.000 pessoas manifestaram interesse. Uma semana depois, mais de 15.000 pessoas solicitaram acesso à ferramenta.

    Após alguns meses, ela já tinha mais de 1 milhão de usuários diários, sendo 300 mil deles pagos. Em apenas 8 meses, a startup atingiu status de unicórnio, com valor de mercado de US$1 bilhão. Foi comprada pela Salesforce em 2021 por US$27.7 bilhões, a maior aquisição na história da empresa.

  2. Aja decisivamente: assim que identificar os elementos desatualizados, tome medidas ousadas para removê-los e abra o caminho para soluções inovadoras. A IBM é um caso bastante conhecido de transformação de negócios a partir de uma pivotagem radical.

    Enfrentando desafios de queda nas vendas de hardware e aumento da concorrência, que achataram as margens dos seus produtos, a empresa mudou o foco para serviços de consultoria de software e TI, linhas de receita mais rentáveis para o negócio.

    Encontrar a agulha no palheiro corporativo requer mais do que apenas uma busca detalhada. Não dá para peneirar o feno. Para revelar o sucesso, precisamos encontrar
    coragem para atear o fogo.

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Fundadora da Zero Gravity Thinking. Consultora e mentora em estratégia, inovação e transformação organizacional.

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