Tecnologias exponenciais
7 min de leitura

Entenda como a inteligência artificial tem transformado os processos e a tomada de decisão no sistema SAP

Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.
Cofundador e CEO da Tachyonix - startup investida pela Wayra, fundo de investimento da Vivo - que oferece por meio de uma plataforma inúmeras soluções no ecossistema SAP. Possui formação acadêmica sólida, com bacharelado e pós-graduação pelo Hadassah Academic College, em Israel, um dos principais centros globais de inovação e tecnologia. Sua trajetória é marcada pela experiência na Intel, onde adquiriu expertise em áreas estratégicas como SAP, desenvolvimento de redes, criação de APIs para sensores, segurança de firmware e programação avançada, tanto em software quanto em ambientes de hardware. Sua liderança é pautada pela busca incessante pela excelência técnica e inovação, que reflete o compromisso da Tachyonix com soluções de ponta para a SAPd

Compartilhar:

A Inteligência Artificial (IA) já não é mais um conceito futurista ou uma promessa distante—ela está transformando profundamente a maneira como as empresas gerenciam, tomam decisões e extraem o máximo de valor de seus sistemas de gestão empresarial. No ecossistema SAP, essa revolução é ainda mais evidente, impulsionando desde a automação de processos até a capacidade preditiva, que antecipa as necessidades e reduz os riscos operacionais.

Mas será que as empresas de fato aproveitam todo o potencial da IA no SAP? Ou será que muitas ainda estão voltadas para a migração do S/4HANA ou já migraram para o S4/Hana e continuam sem explorar extensões e customizações que poderiam torná-las mais competitivas?

IA no SAP: Muito Além da Automação

A evolução do SAP não se limita apenas à transição do ECC para o S/4HANA— ela representa uma mudança de paradigma na forma como as empresas gerenciam seus processos. Hoje, a IA no SAP está presente de diversas formas:

Análises preditivas que permitem antecipar tendências ou ainda por exemplo otimizar estoques, reduzindo desperdícios.

Chatbots e assistentes virtuais que melhoram a experiência dos usuários e automatizam tarefas repetitivas no SAP Fiori. A SAP está na no estado da arte com os agentes

Modelos de Machine Learning, que detectam padrões e anomalias em transações financeiras, prevenindo fraudes.

Automação inteligente de processos, reduzindo a carga operacional em áreas como supply chain, RH e fiscal.

Essa transformação não é apenas uma questão de eficiência operacional. O verdadeiro valor da IA está na tomada de decisão mais ágil e estratégica, um fator cada vez mais determinante para a competitividade empresarial.

S/4HANA e Fiori: A Base para a IA

A adoção do S/4HANA na sua potencialidade com o uso dos aplicativos Fiori é um passo essencial para empresas que desejam usufruir e extrair o máximo potencial da IA. Isso porque a nova estrutura do SAP não apenas melhora a usabilidade e performance, mas também integra tecnologias emergentes de forma nativa.

Com interfaces modernas e intuitivas, o Fiori torna o acesso à IA muito mais acessível, permitindo que gestores tomem decisões embasadas em dashboards inteligentes e análises avançadas.

No caso do S/4HANA, por ser baseado em processamento in-memory, possibilita que algoritmos de IA operem em tempo real e otimizado, trazendo insights que antes eram impossíveis dentro das versões anteriores.

No entanto, apenas migrar para o S/4HANA sem um plano de extensibilidade e customização pode ser um grande desperdício de potencial. Como muito sabiamente disse Tobias Hoffman (SAP Keynote speaker | Founder of Conitas) em um de nossos Meetups:

“Muitas vezes seu diferencial competitivo precisa ser traduzido em uma extensibilidade dentro do SAP por que o seu processo não é igual ao de qualquer outra empresa.”

O Papel da Customização e da Extensibilidade no uso da IA

Empresas que limitam sua adoção do SAP apenas ao que é oferecido “de fábrica” ou como chamam no marcado “standard”, acabam abrindo mão de uma grande oportunidade: traduzir sua inteligência de negócios para dentro da tecnologia.

A customização do SAP através de extensões inteligentes baseadas em IA permite que cada organização incorpore seus próprios diferenciais competitivos nos processos automatizados.

No varejo, por exemplo, modelos de IA integrados ao SAP podem prever rupturas de estoque antes que elas ocorram.

No setor financeiro, a análise de crédito pode ser aprimorada com machine learning, reduzindo riscos e otimizando concessões.

Na indústria, sistemas preditivos podem antecipar falhas em equipamentos, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos operacionais.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA personalizada dentro do SAP pode criar valor real e tangível para os negócios.

IA e SAP: O Próximo Passo da Transformação Digital

A digitalização de processos com IA não é apenas um upgrade tecnológico—é uma mudança necessária para empresas que desejam se diferenciar no mercado e se tornarem mais resilientes.

No futuro próximo, veremos cada vez mais a sinergia entre IA e SAP se aprofundar, especialmente com o avanço de iniciativas como o Joule, a IA nativa da SAP, que promete elevar ainda mais a capacidade de análise e automação inteligente das empresas. Ela vem com a ideia de concatenar agentes inteligentes.

Empresas que entenderem a IA como um ativo estratégico dentro do SAP sairão muito na frente, mas muito na frente, enquanto aquelas que tratarem essa inovação apenas como um acessório perderão competitividade rapidamente.

A pergunta que todo gestor deve se fazer é:

A minha empresa está realmente preparada para essa revolução?

Se a resposta for “ainda não”, aí vai a boa notícia:

A tecnologia já está disponível e a transformação pode começar agora.

Entretanto se a resposta for “sim”:

Parabéns por pensar na frente, inovando com seu o SAP.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura