Carreira

Essa tal produtividade no trabalho

Criar vínculos mais pragmáticos e humanos, respeitando nosso legado e os limites do tempo, nos ajuda a produzir mais
É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Se você trabalha, não importa a atividade exercida, deve pensar que poderia ter produzido muito mais hoje. Buscamos colocar tudo que gostaríamos de fazer nos ponteiros do relógio. No entanto, na maioria das vezes, isso não é possível. 

Tendo isso em mente, para encontrar um ponto de equilíbrio, esse artigo dá dicas cruéis para produzir respeitando a lógica do tempo. Spoiler: pratique o desapego.
## Reuniões

**Tenha cuidado ao enviar o convite**. Diga o que se espera das pessoas e acrescente a agenda. Isso cria um campo mágico para você pedir a agenda para as outras pessoas quando elas te convidam para reuniões. 

**Comece e termine no horário**. Sim, é possível. Trabalho numa empresa japonesa há quase três anos. Não me lembro de quando vivi o último atraso. Ah, 2 minutos é considerado atraso. Queremos a cultura do atraso? Se não queremos, vamos dar o exemplo respeitando os horários. 

**Comece a marcar reuniões mais curtas**. [Esse é um convite para o pragmatismo](https://www.revistahsm.com.br/post/cinco-caracteristicas-essenciais-para-uma-lideranca-a-distancia). Minha meta esse ano é 45 minutos. 

Quem vai? Nenhuma reunião com muita gente é produtiva, então convide as pessoas que realmente precisam participar. Mas os outros podem ficar chateados? Podem, mas assim é a vida.

## Organização do dia

Priorize o que não depende de você. É uma simpatia da nossa parte dar mais tempo para as pessoas buscarem/fazerem algo que a gente pediu. 

**Em linhas objetivas.** Faça uma lista curta de coisas para fazer no dia. Assim ela se torna mais alcançável. 

**Se alimente ao longo do dia**. Dá energia, traz saúde e equilíbrio. Médicos recomendam também que pare a cada 3h de usar o fone de ouvido para evitar problemas auditivos futuros. 15 minutos de intervalo já ajuda. 

**Durma bem para o dia render**. Quanto? Aí vai de cada organismo. Respeite o seu.

## O que mais importa

**Reflita seriamente sobre qual legado você quer deixar.** A gente pode se torna absolutamente utilitarista ao aproveitar o tempo com coisas que parecem certas, cartesianas e mecânicas. Mas pessoas precisam de pessoas. Tem hora que queremos conversar, criar junto, desabafar e coisas assim. É humano.

Então lembre-se de sorrir, agradecer e reconhecer. Esse é, sem dúvida, um bom emprego do nosso tempo, tornando-o quase que infinito. Talvez não para nós, mas certamente para quem convive conosco. 

Produtividade pode ter muito significados. Antes de buscar uma produtividade louca, [pense no que isso significa para você](https://www.revistahsm.com.br/post/para-alem-dos-desejos-de-ano-novo).

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura