Uncategorized

#eXtraCast: Anticarreira com Joseph Teperman e Luis Delfim

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/ad3c24de-a7c2-41f6-bb15-c7f8a0f2f233.png)

Segundo o dicionário, carreira quer dizer “estrada estreita”. Talvez isso explique a adoção da palavra no mundo corporativo. Afinal, por muito tempo, trilhar uma carreira de sucesso significava se especializar em uma área e, aos poucos, ascender nessa mesma vertical sendo cada vez mais reconhecido e melhor remunerado por essa experiência.

Mas será que em um mundo cada vez mais vulnerável, incerto, complexo e ambíguo, a visão tradicional de carreira ainda se aplica? Ou a estrada deveria ser alargada e ganhar várias bifurcações? Joseph Teperman, sócio-fundador e CEO da consultoria Inniti, acredita tanto nesse segundo caminho que decidiu escrever um livro chamado Anticarreira. 

Com lançamento previsto para este ano, o livro foi usado como pano de fundo do segundo episódio do eXtraCast, que contou ainda com mais um convidado: Luis Delfim, diretor geral da Softys que, na visão de Teperman, é um bom exemplo de profissional anticarreirista.

Além de ser o principal executivo da Softys no Brasil, Delfim é empreendedor, conselheiro de grandes empresas, investidor e mentor de start­ups, entre outros papéis que ele desempenha em paralelo a sua função executiva. Nesse papo, que aconteceu de maneira bem informal, foram tratadas questões complexas, tais como:

• O profissional que toca várias iniciativas pode ser rotulado como “desfocado”? Como lidar com isso?

• Como se planejar para ter uma anticarreira?

• Qual o segredo para conseguir fazer tantas coisas ao mesmo tempo?

Para se juntar a essa conversa, basta ouvir o segundo episódio do eXtraCast.  

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/4dfefc06-e2bf-4f63-a171-7870e612f877.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Aperte o play abaixo ou[clique aqui](https://open.spotify.com/episode/09pUxuKyjAn8BMPYqh6K0u?si=yZS48MyoSoi-loWQp3F30A) para ouvir o eXtraCast no Spotify.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)