Uncategorized

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 2

Compartilhar:

**LIVROS**

David Ulrich e Norm Smalwood. **Sustentabilidade da Liderança.** HSM, 2013. O livro apresenta ferramentas que ajudam a colocar em prática os conceitos de liderança e a reforçá-los de modo a evitar que os hábitos menos produtivos voltem a se instalar. Já se tornou um clássico na área de liderança. 

John P. Kotter. **Liderando Mudanças.** Campus/Elsevier, 2013. O autor faz uma revisão do clássico em que estabeleceu os oito passos para a gestão de mudanças, à luz das mudanças vertiginosas de anos recentes. 

Stephen Denning. **The Leader’s Guide to Radical Management: Reinventing the Workplace for the 21st Century.** Por meio de sete princípios da  inovação contínua, o autor propõe uma abordagem diferente à gestão e à liderança. Ao mesmo tempo que questiona algumas posturas atuais das empresas, oferece um mapa para que a empresa mude seu foco da eficiência em escala  para a atenção total ao consumidor,  com altos níveis de produtividade.

**PAPERS**

Hirotaka Takeuchi. [**Wise Capitalism and the Wise Leader**](http://hsm.link/?QLzXKwQ). Depois da crise vivida pelo Japão com o terremoto de Fukushima, o autor analisa o momento atual do capitalismo e as características necessárias ao líder do mundo atual.  

Luanna Araújo e Marcello Calvosa.  [**O Estudo do Fenômeno da Liderança sob a Ótica dos Líderes das Gerações Y, X e Baby Boomers.**](http://hsm.link/?RMwZMBR) O estudo analisa a percepção de  líderes em empresas de grande porte  do Rio de Janeiro quanto a relacionamento e credulidade em relação aos subordinados.

 Annika Nübold, Peter M. Muck e Günter W. Maier. [**A New Substitute for Leadership?**](http://hsm.link/?ZSE4RGZ) Os autores discutem o comportamento de estudantes em relação a líderes em termos de motivação e concluem que avaliações autorreferentes podem substituir a liderança transformacional.  

**IMPRENSA**

[**PepsiCo: um passo à frente e dois atrás?**](http://hsm.link/?EwlKynE) HSM Experience. Reportagem sobre a atuação da CEO Indra Nooyi à frente da PepsiCo e sua causa “Performance com propósito”.

[**Você gerencia as gerações?**](http://hsm.link/?TOAWNCT) HSM Experience. Tamara Erickson compartilha sua pesquisa sobre a diversidade geracional nas organizações de sucesso e sugere como cada grupo etário contribui melhor para os resultados. 

[**Dogmas da liderança sob supeita**](http://hsm.link/?lg3rf5l). HSM Experience. Os especialistas Peter Senge, Tamara Erickson, Raúl Allegre, George Kohlrieser e Álex Rovira analisam as principais mudanças no atual perfil de líder.

[**Contagem regressiva com Joseph Badaracco.**](http://hsm.link/?ytfDshz) HSM Experience. O professor de Harvard diz que as respostas às perguntas-chave da liderança mudaram. 

Tim Kastelle. [**Hierarchy is  overrated.**](http://hsm.link/?1UH6UJW) Harvard Business Review. O autor, pesquisador da Queensland University, da Austrália, mostra como uma organização sem hierarquia pode ser bem-sucedida, assim como algumas organizações não governamentais que estão experimentando o modelo. 

> **O PRÓXIMO PASSO**
>
> Em vez de preparar uma mudança gradual de liderança, é possível tomar duas atitudes radicais. A primeira pode ser a adoção da avaliação pelos pares, sugerida por Tamara Erickson; a segunda, a identificação, pelo líder, dos seguidores “hesitantes” e “autônomos” e o tratamento adequado a eles.

**VÍDEOS**

Jagdish Sheth. [**O Fim do Modelo Tradicional de Liderança.**](http://hsm.link/?QLzVKwQ) Jagdish Sheth, especialista em marketing, professor de gestão na Goizueta Business School, da Emory University, Estados Unidos, e autor de best-sellers, explica por que as organizações necessitam de um novo perfil de líder.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Como o fetiche geracional domina a agenda dos relatórios de tendência

Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas – como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas – e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Processo seletivo é a porta de entrada da inclusão

Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas – e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Você tem repertório para liderar?

Liderar hoje exige mais do que estratégia – exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura