Estratégia e Execução

Fecho Dossiê

Compartilhar:

> **O HOMEM APLICA AS LIÇÕES DESTE DOSSIÊ QUANDO…**
>
> **… entende como a gestão feminina pode beneficiar os negócios e a organização.**
>
> • Vê que mulheres encaram os desafios como oportunidades de aprendizado. 
>
> • Percebe que elas mobilizam as pessoas, dando-lhes, sobretudo, esperança. 
>
> **… adota medidas que aumentem o número de mulheres na liderança.**
>
> • Estabelece metas, em relação a mulheres, nos processos de seleção e promoção –como se fossem cotas. 
>
> • Patrocina a flexibilização dos horários de trabalho dos colaboradores.
>
> **… replica o estilo feminino, beneficiando o capitalismo e a sociedade.**
>
> • Lidera com visão de longo prazo,  busca significado e cria ambientes de trabalho harmoniosos. 
>
> • Lida de modo mais equilibrado com sua vida pessoal e familiar.

> **A MULHER AS APLICA QUANDO…**
>
> **… escolhe bem a trilha a seguir.**
>
> • Passa a identificar os trade-offs envolvidos na decisão de mergulhar na carreira (lean in), desistir dela (opt out) ou procurar um “caminho do meio” –seja empreendendo, seja aceitando ocupar posições médias.
>
> **… concentra-se na escolha feita  e a potencializa.**
>
> • Consegue organizar e gerenciar melhor seu cotidiano e, assim, pode efetivamente beneficiar a empresa  e a vida em família.
>
> **… alavanca os negócios e o capitalismo.**
>
> • Investe em sua visão de longo prazo e em humanizar organizações e relações.

**MERGULHE NO TEMA**

**LIVROS**

**Sheryl Sandberg. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar.** Companhia das Letras, 2013. A executiva do Facebook, apontada como 10ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, defende a opção do lean in.

**Joanna Barsh e Susie Cranston. Mulheres no Poder.** Agir, 2011. Ao longo de cinco anos, as pesquisadoras levantaram e estudaram histórias de sucesso. 

**IMPRENSA**

**Lisa Belkin.** [**The opt-out revolution.**](http://hsm.link/?hcYnb1h) **The New York Times.** O polêmico artigo de 2003, que serviu de gatilho ao debate sobre a condição feminina no mercado de trabalho nos EUA, [foi atualizado pela autora em 2013](http://hsm.link/?SNwYMBS)

[**Muito mais que rostinhos bonitos?**](http://hsm.link/?DylJynD) HSM Experience. As mulheres representam o grupo econômico mais importante do planeta, uma força de trabalho de  1 bilhão de pessoas, responsável pela maior parte do gasto mundial anual em bens e serviços. Sofisticadas e exigentes, as consumidoras lideram as decisões de compra em praticamente todos os setores, segundo essa reportagem.[](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)

[**Homens são analógicos, mulheres são digitais.**](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)  HSM Experience.  Se não quiser sucumbir, a economia em rede precisa tornar o arquétipo feminino dominante, nas empresas  e em todas as organizações.

[**Descobrindo um oceano azul com a força de trabalho feminina.**](http://hsm.link/?83Od2Q8) HSM Experience. Uma iniciativa de equidade de gêneros está fazendo a mineradora Vale encontrar sinergias e oportunidades inimaginadas e pode quebrar paradigmas do mercado corporativo brasileiro. 

**VÍDEOS**

Sonia Hess de Souza. [O Diferencial da Liderança Feminina.](http://hsm.link/?VQD2QEV) HSM Experience.  A empresária e presidente da marca Dudalina fala do case de sucesso de sua empresa e sobre a liderança feminina nos negócios.

**PAPERS**

Zenger/Folkman. [Are women better leaders than men?](http://hsm.link/?pk8vk0p). Elas são melhores na maioria das 16 competências de liderança estudadas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura