Empreendedorismo

Intraempreendedorismo de impacto no Brasil

Evento da Semana Global do Intraempreendedor traduz a lógica de um ecossistema propício para o desenvolvimento do Intraempreendedorismo no país
É sócia-fundadora da pares estratégia & desenvolvimento e cofundadora do Centro de Intraempreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Integra o time global da League of Intrapreneurs como catalisadora no Brasil, o Sistema B Brasil como membro do conselho deliberativo e a rede de lideres responsáveis da Fundação BMW.

Compartilhar:

Desde março de 2020, quando oficialmente nos reconhecemos diante de algo “novo” chamado pandemia, um mar de acontecimentos involuntários nos levaram a tomar novas decisões voluntárias em dimensões nunca pensadas em relação ao trabalho.

Por um lado, fomos convidados a pensar nossa atuação social por meio das empresas onde trabalhávamos, mas, ao mesmo tempo, estamos tomando decisões a partir de janelas virtuais, a partir de nossas casas, cuidando simultaneamente da escola remota dos nossos filhos.

Todavia, depois de mais de um ano inteiro em que até os mais estratégicos tiveram que entrar no modo de operação, em que agendas precisaram ser revisitadas em bases semanais, em que todos tivemos que viabilizar um novo olhar para nossos pares – dentro das empresa e fora dela –, questiono: a quem compete a iniciativa de usar a força dos negócios, e de suas cadeias de valor, a favor dos desafios da sociedade e da proteção dos recursos naturais?

A expectativa em relação a todos que estão ligados a negócios cresceu. Segundo a edição 2021 da série histórica do Edelman Trust Barometer, ou Barômetro da Confiança, o índice de confiança nos negócios aumentou dois pontos entre 2020 e 2021, sendo as instituições mais confiáveis para 61% dos respondentes. Acima das ONGs que atingiram 57%, governo 53% e mídia 51%. E, para os respondentes, consumidores e colaboradores devem assumir o seu lugar à mesa. Para 62%, os colaboradores têm o poder de influenciar as corporações a mudar.

Atitudes intraempreendedoras passaram a ser mais comuns, até de forma compulsória para alguns, diante do novo modo sobrevivência. Muitas das empresas experimentaram a prática, mesmo não tendo planejado. Seja para as empresas mais maduras ou menos experientes na temática ESG, torna-se ainda mais clara a importância de cuidar e consolidar uma [cultura mais intraempreendedora](https://www.revistahsm.com.br/post/intraempreender-e-ir-ale-m-da-palavra-bonita), em que as pessoas podem empreender mais facilmente usando a força de uma grande engrenagem corporativa.

Em 2016, quando entrei em contato com a Liga de Intraempreendedores e com o “intraempreendedorismo”, muito menos pessoas sabiam o que era esse termo. Por vezes, parecia algo mais de nicho, restrito a áreas de sustentabilidade, quando, na verdade, já víamos também na comunidade brasileira um número crescente de intraempreendedores de áreas de gestão de pessoas, de produto, desenvolvimento de negócios, comunicação e inovação.

O que aconteceu na comunidade brasileira, de 2016 para cá, contei num artigo que escrevi no ano passado para o [Capitalismo Consciente](https://www.ccbrasil.cc/post/intraempreendedorismo-de-impacto), quando estávamos convidando a sociedade brasileira, numa chamada aberta, a reconhecer intraempreendedores de impacto. Nesse processo, recebemos 75 nomes e, após um processo de seleção feito por um comitê curador, chegamos aos 25 intraempreendedores, e 20 deles viveram a jornada do [Caleidoscópio 2020](https://www.ccbrasil.cc/post/caleidoscopio-2020).

Desse grupo, emergiram ideias, dentre elas fazer planejamento estratégico participativo (PEP), uma metodologia já consagrada para comunidades e redes de impacto. O processo começou em janeiro deste ano, engajando 67 lideranças num processo de construção utilizando a inteligência coletiva para desenhar, em conjunto, imagens de futuro, bem como obstáculos e grandes linhas de ação para a comunidade Brasil até 2023.

## Ecossistema pronto para o intraempreendedorismo

Queremos ampliar o impacto, com base na mesma teoria de mudança da comunidade global: destravar o potencial humano dentro de grandes e poderosas organizações e acelerar a agenda 2030, gerando soluções para o atingimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Alguns dados trazidos pelo Diagnóstico do PEP apontam que o ecossistema empresarial brasileiro está propício à oferta de iniciativas e serviços voltados ao desenvolvimento de liderança e cultura intraempreendedora, de acordo as seguintes perspectivas:

– Os pontos de suporte mais demandados pelos intraempreendedores são rede de relacionamento (30%), comunidade de prática (27%) e suporte da alta direção (25%).

– 94% dos respondentes já realizaram alguma iniciativa de Intraempreendedorismo de impacto. No entanto, 56% ainda não participaram de qualquer capacitação em liderança intraempreendedora nas suas organizações.

– 75% acreditam que suas organizações irão trabalhar o tema Intraempreendedorismo nos próximos 3 anos.

– 44% acreditam que a maturidade organizacional para o tema da inovação para impacto socioambiental positivo ainda é mediana.
A comunidade local, assim como a global, reconhece a relevância de estar entre pares para lidar com os desafios atuais. Com o aumento da pressão da sociedade, e das próprias empresas junto aos seus parceiros comerciais, por respostas das empresas, intraempreendedores de impacto viram crescer a relevância e a atenção relacionada ao escopo de seu trabalho. Ou seja, o Intraempreendedorismo está no holofote.

A Liga foi reconhecida por 89% dos respondentes como uma comunidade que pode fazer avançar a agenda 2030 de impacto socioambiental positivo, e reconhecida como importante para o trabalho dos intraempreendedores ao catalisar rede e networking (36%), disseminar cases e conhecimento (19%) e inspirar a prática intraempreendedora (17%).

## Janelas intraempreendedoras

Se você se considera um intraempreendedor, ou se considera um curioso quanto a essa prática, nas próximas semanas acontece o festival global, e com ele a oportunidade de se conectar com inovadores de impacto de todo o mundo. De 7 a 10 de junho acontecerá a segunda edição da Semana Global do Intraempreendedor, GIW. Em 2020, representou o primeiro evento global dedicado exclusivamente a intraempreendedores e impacto, com mais de 2800 participantes. O Brasil foi o segundo país com maior número de inscritos, dentre os 87 países participantes.

O tema deste ano, ‘Tornando o invisível, visível’, despertará o mundo para o papel dos “empreendedores de dentro” como motores integrais de inovação e mudança positiva. A GIW2021 será uma celebração do papel dos intraempreendedores no mundo pós-COVID19. E, nesse momento de tantas conexões e diálogo, a comunidade da Liga Brasil levará para o festival dois painéis voltados para o público brasileiro, e em português:

No dia 8, às 17h30: Intraempreendedorismo de Impacto no Brasil: experiências e perspectivas de futuro. E no dia 9, às 18h: Intraempreendedorismo e estratégia de Impacto B. As sessões são abertas e gratuitas, e todos estão convidados. Basta se inscrever gratuitamente. Já a programação na íntegra pode ser conferida no site da League of Intrapreneurs.

“A pandemia expôs as muitas fragilidades e desigualdades das sociedades em todo o mundo. Esta é a década mais importante da humanidade e cabe a nós projetar e investir em um futuro que não deixa ninguém para trás – um futuro melhor, limpo, verde e mais justo. Não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos liberar o intraempreendedorismo de todos: nossos colegas de trabalho, nossos parceiros de negócios e cidadãos “, ressaltou Mercedes Gutierrez, Head de Comunidades de Impacto Social, Grupo Ingka (IKEA).

## Desafio coletivo

Por fim, vale ressaltar que a década de 2020 tem sido chamada de “a década da ação”, pois ela precede o ano-alvo dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável de 2030. Acredito que, para a complexidade dos desafios que temos pela frente, ela é mais que uma década de ação, mas de convergência, alianças e parcerias.

Precisaremos aprender a somar competências, a aprender coletivamente e de forma ágil e multidisciplinar. Assim precisamos construir versões customizadas para nossos países com base em exemplos criados em países com realidades bem distintas. E nada melhor que comunidades de aprendizagem e prática para nos reconhecermos pares nesses desafios coletivos.

*Gostou do artigo do Alda Marina Campos? Saiba mais sobre intraempreendedorismo assinando [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de straming favorita*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança