Uncategorized

Mais real do que a realidade

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

O visionário Ray Kurzweil, que ganhou o “Nobel” da inovação da revista The Economist, o Innovation Award, e vem acertando previsões sobre o futuro desde 1990, profetizou em uma entrevista exclusiva a nossa editora, Adriana Salles Gomes, no final de 2011: “A realidade virtual será mais real do que a realidade”. 

A Adriana ficou “revoltada” com a declaração na época, mas o fato é que cinco anos mais tarde, em 2016, há alta probabilidade de a profecia se cumprir. Players mundiais do porte de Facebook, Samsung, Google e Apple estão investindo pesada e consistentemente em RV, e a tecnologia deixa de ser um brinquedinho de gamemaníacos para tornar-se uma plataforma digital tão valiosa quanto o smartphone. 

As aplicações para ela – e os negócios com ela – serão quase infinitas: onde houver necessidade de experiência sob demanda e de interação humana, poderá haver realidade virtual. Eu não me assusto com a profecia de Kurzweil; se, de um lado, a realidade virtual pode isolar pessoas, de outro, tende a aproximá-las mais do que as mensagens de texto atuais, como lembra Jeremy Bailenson, de Stanford, referência mundial do tema e nosso entrevistado. Além disso, considero um privilégio poder testemunhar de perto a ascensão de uma plataforma tão poderosa e até poder contribuir para definir seus contornos no mundo. Por isso, em nossa democrática votação de capas desta edição – uma disputa acalorada na redação –, votei pela realidade virtual em todas as rodadas e ainda fiz campanha de e-mail marketing com os demais eleitores (risos). 

Agora, admito publicamente que o outro candidato à capa, o dossiê das ferramentas de gestão, foi um concorrente muito difícil de bater. Em primeiro lugar, seu conteúdo está matador – explica a euforia em torno de design thinking, lean startup, canvas de modelo de negócio e storytelling pela lacuna que estes cobrem nas empresas brasileiras e apresenta o conhecimento essencial sobre cada um, por meio de especialistas especializadíssimos. 

Em segundo lugar, é imediatamente útil, pois suas soluções podem mitigar os efeitos nocivos da crise atual. Toda edição de nossa revista é feita de “escolhas de Sofia” desse gênero; não somos uma daquelas publicações de um tiro só. 

Como as capas perdedoras precisam ser homenageadas, honro aqui o ranking de empresas mais inovadoras feito pelo BCG, identificador dos quatro fatores de inovação que realmente fazem diferença. E a reportagem sobre a nova investida de Elon Musk, agora em baterias elétricas para residências e empresas, além dos carros. (Já vendeu um ano de produção; quem não queria isso, hein?!) E a entrevista de Ron Heifetz, de Harvard, sobre discurso e prática da liderança adaptativa. 

E o artigo sobre agilidade da McKinsey… Ah, nesta edição, renovamos as colunas: agora, dividem-se em temas e os colunistas são rotativos, brasileiros e estrangeiros. Conferi uma por uma e estão excelentes, desde a do Robert Safian, editor da Fast Company, até a do Tallis Gomes, da Easy Taxi. Sugiro não perder.

P.S. – Last, not least, convido-o a conhecer nosso novo site: revistahsm.com.br. É nosso conteúdo ficando cada vez mais fácil de usar em seu negócio e sua carreira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança