Coprodução HSM Management + Audencia

Mudar para atender os clientes

Pela sustentabilidade, a Pepsico rastreia a cadeia produtiva de suas batatas chips

Compartilhar:

Trinta produtores em seis estados fornecem anualmente cerca de 125 mil toneladas de batatas para a PepsiCo Brasil. Eles ilustram bem as demandas que os agricultores crescentemente recebem dos clientes: devem atender a mais de 150 critérios, que incluem cumprimento das legislações sanitária, ambiental, trabalhista e boas práticas de agricultura regenerativa.

A Pepsico tem uma visão de ponta a ponta da cadeia produtiva de suas batatas chips, graças a um sistema tecnológico interligado e eficiente no País, com rastreabilidade em cada etapa da produção no campo. Assim, consegue certificar 100% das batatas produzidas dentro de seu programa de agricultura sustentável. “Organizamos uma cadeia complexa – que é a produção de batata em um país tropical – iniciada desde o desenvolvimento de novas variedades de batata, passando por um programa de batata semente até a implementação de boas práticas agrícolas e uso de novas tecnologias, sempre mantendo contato direto com cada produtor e monitoramento em tempo real”, conta Ricardo Galvão, diretor de agronegócio da PepsiCo, responsável por implantar o programa agrícola da empresa há 25 anos e por sua melhoria contínua.

Como os produtos rurais podem responder a essas demandas dos clientes e ao uso de tecnologia e dados? Com tecnologia e dados. É como Giampaolo Buso, diretor-executivo e sócio da PariPassu, explica: “É imprescindível documentar com rigor cada etapa, da escolha dos insumos para a plantação ao pós-consumo, passando por manejo integrado de pragas e irrigação, transporte e outros gargalos”. A PariPassu tem uma ferramenta para rastrear a cadeia de alimentos perecíveis.

Passar a fazer tudo isso está longe de ser trivial, no entanto. Exige uma mudança de mentalidade dos produtores rurais em relação à tecnologia, aos dados e à inovação. “Muitos ainda acham que o controle de processos traz custos; não veem os ganhos”, salienta Buso.

Quem investiu em tecnologia ao longo do tempo, no entanto, sabe dos ganhos. “Se, em 50 anos, a produtividade do agronegócio brasileiro cresceu 400% e o uso da terra aumentou 60%, foi graças à inovação e à tecnologia”, diz Cleber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agora, segundo ele, é preciso escalar isso, com tecnologia e dados. “Para aumentar nosso protagonismo mundial, temos de investir nessa agricultura digital.”

Ferramenta facilita o rastreamento

A plataforma PariPassu, criada em 2005 sob a liderança da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), facilita a demanda de fabricantes e varejistas por visibilidade da cadeia produtiva. Hoje é responsável por rastrear e conectar mais de 30 mil origens produtivas.

“A construção da ferramenta envolveu trabalho em conjunto da Abras com produtores, Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, relata Marcio Milan, vice-presidente de relações institucionais e administrativo da entidade. “Conseguimos unir todos os elos da cadeia de produção de frutas, legumes e verduras.”

Artigo publicado na HSM Management nº 154, em coprodução com Audencia

__Leia também: [Uma expertise global e para a era digital](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-expertise-global-e-para-a-era-digital)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança