Inovação

Nordeste à frente em inovação no País

A região nordestina do Brasil tem algumas vantagens competitivas em comparação às outras regiões do País, como custos operacionais reduzidos. Sem perder a qualidade. Além de muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento
Diogo Catão é CEO da Dome Ventures, venture builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil.

Compartilhar:

Segundo o Startups Report Brasil (2022-2023), levantamento realizado pelo Observatório do Sebrae Startups, há 1.250 empresas nascentes no Nordeste impactadas pela instituição. O Porto Digital de Recife (PE), por exemplo, atua há duas décadas gerando desenvolvimento de soluções inovadoras. Não à toa, cria um ambiente que atrai investidores e empreendedores, promovendo ainda formação de profissionais de tecnologia da informação.

A Startupbootcamp, terceira maior aceleradora de startups global, tomou a decisão de estabelecer sua operação brasileira no Recife. Fundada em 2010 e com um portfólio de 1.500 startups e scale-ups, incluindo dez unicórnios (empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), a organização está chegando ao Brasil com um compromisso firme de investir no desenvolvimento de negócios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Há ainda, na Paraíba, um dos polos tecnológicos mais antigos e conceituados do Brasil, em Campina Grande, e o mais recente Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em João Pessoa. Muitas também são as comunidades de startups presentes no Nordeste, como a Sururu Valley (AL), Rapadura Valley (CE) e Jerimum Valley (RN).

O Ceará ainda reúne muitos hubs de inovação, desde a capital até a região metropolitana, passando por Cariri, Sobral e Juazeiro do Norte. A região também conta com o apoio de grandes universidades, como é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que possui 34 centros de pesquisa.

Outras instituições de ensino também estão ganhando popularidade pelos investimentos em novos negócios. Inclusive, sete startups ligadas à Agência de Inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionadas em 2022 pelo Sebrae-PB, entre 200 propostas submetidas, para a fase de Fomento do Programa Startup Nordeste Paraíba. As empresas receberam bolsas no valor mínimo de R$ 39 mil. Todas as startups passaram pelas etapas de pré-aceleração e aceleração por meio de capacitações online, palestras e mentorias individuais.

## Diferenciais na região
O Nordeste tem algumas vantagens competitivas, como custos operacionais reduzidos, já que os profissionais de tecnologia cobram abaixo do valor oferecido em regiões mais populosas, como em São Paulo ou no Sul do País. Porém, não significa que não há qualidade, pois a presença de grandes universidades e institutos de pesquisa colaboram para a capacitação.

Além disso, também há muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento. Destaco ainda o espírito empreendedor do nordestino, a diversidade cultural e, claro, os recursos naturais, que podem ser úteis para startups com foco em energias renováveis, por exemplo.

É válido lembrar que enquanto existem cidades engatinhando e aprendendo a lidar com o Marco Legal das Startups, Recife foi a primeira capital brasileira a se beneficiar da legislação. Inclusive, já está no seu 2º ciclo de inovação aberta, programa da prefeitura que busca soluções para a cidade e o estado, facilitando a contratação de empresas por parte do governo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura
Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura