Uncategorized

O estresse e a liderança consciente

O estresse pode ativar instintivamente partes do cérebro e impedir o autoconhecimento, a empatia e a inovação. Com base na neurociência e nos princípios do mindfulness, desenvolvi um método em quatro etapas para que líderes possam enfrentar o estresse de forma mais efetiva e, de modo proativo, passar de uma mentalidade reativa para uma mentalidade criativa.
Daniel Friedland, especialista em liderança e neurociência, CEO da SuperSmartHealth e autor do livro Leading well from Within: a neuroscience and mindfulness-based framework for conscious leadership.

Compartilhar:

O conceito de Liderança Consciente (Conscious Leadership, no original em inglês) enfatiza o desenvolvimento e a manutenção de um pensamento que tem como objetivo a criação de organizações bem-sucedidas guiadas pelo propósito e com foco na estratégia. Isso é especialmente vital em épocas de estresse e sobrecarga.

A expressão Liderança Consciente se tornou conhecida por conta do trabalho do Capitalismo Consciente, uma organização criada e constituída por gestores de empresas como Unilever, Reserva, Cielo, Whole Foods, Southwest Airlines e Starbucks. O objetivo é inspirar a humanidade por meio da prática de negócios conscientes. (Detalhes sobre o tema você encontra na edição 133 da HSM Management, no dossiê “Você acredita em empresas que curam?”)

O Capitalismo Consciente estabelece que o líder consciente deve focar no ‘nós’, em vez de focar no ‘eu’. Ele inspira as pessoas, promove transformações e desperta o melhor de quem está ao seu redor. Compreende que seu papel é servir ao propósito da organização, dar apoio às pessoas e criar valor para todos os públicos de interesse, cultivando uma cultura consciente baseada na confiança e no cuidado.

Com tantos papéis relevantes, o líder precisa estar atento, pois uma das principais ameaças à Liderança Consciente é o estresse sem gerenciamento. O estresse pode ativar partes do cérebro e impedir o autoconhecimento, a empatia e a inovação.

Isso geralmente leva a um pensamento reativo, presente na ação de luta e em outras reações baseadas no medo, o que, por sua vez, está associado à liderança de baixo desempenho. O estresse não gerenciado pode bloquear a capacidade do líder de pensar com clareza, conectar-se plenamente com outras pessoas e inspirá-las, levando ao conflito destrutivo e, ainda pior, a uma harmonia artificial – e ambas as possibilidades geram uma cultura pouco saudável de “desengajamento”.

Embora as pesquisas evidenciem que o estresse pode prejudicar a saúde, os relacionamentos e a produtividade, novas descobertas mostram que certos tipos de estresse podem, na verdade, proteger a saúde, melhorar os relacionamentos e alimentar uma mentalidade criativa e levar ao alto desempenho da Liderança Consciente.

Há um processo de quatro passos, baseado na neurociência e em mindfulness (atenção plena), para que os líderes consigam enfrentar de forma mais efetiva o estresse e, de modo proativo, passar de uma mentalidade reativa para uma mentalidade criativa. 

**1. Reconhecer e gerenciar a reatividade**

Essa etapa permite que você reconheça suas sensações, seus sentimentos e seus comportamentos reativos. A ideia é tirar vantagem dessas reações a fim de encontrar mais calma no calor do momento, sempre que as reações possam fazer mais bem do que mal a você e às outras pessoas. 

**2. Reavaliar o estresse e as dúvidas pessoais**

Permite que você reconfigure a forma como experimenta o estresse e as dúvidas pessoais, de modo a sentir maior segurança para neutralizar seus efeitos negativos. Do mesmo modo, é possível ter mais confiança em ser capaz de redirecionar e focar melhor as energias, como ferramenta para alcançar os resultados que mais importam.

**3. Cultivar a criatividade**

Possibilita que você alinhe sua visão, estratégia, implementação e resultados almejados de modo a otimizar sua saúde, seus relacionamentos e seu trabalho, experimentando maior sucesso, significado e senso de realização na vida. 

**4. Catalisar o crescimento**

Essa etapa transforma seu diálogo interno ao mostrar a você como fazer perguntas melhores e, assim, encontrar, avaliar e aplicar respostas que permitam aprender e crescer continuamente.

Esses passos não são apenas decisivos para aprofundar sua inteligência emocional e sua capacidade interpessoal. Também são vitais para ampliar sua inteligência social e sua capacidade de lidar bem com o mundo.

À medida que você aplicar esses passos como Líder Consciente, vai expandir continuamente sua capacidade de inspirar, influenciar e cultivar uma cultura altamente engajada e de alto desempenho, que transforme sua empresa para fazer ainda mais diferença na vida daquelas pessoas que você serve.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas - e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Larissa Alves, Coordenadora de Empregabilidade da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas, Estratégia
13 de agosto de 2025
Lideranças que ainda tratam o tema como secundário estão perdendo talentos, produtividade e reputação.

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

2 minutos min de leitura
Gestão de Pessoas, Carreira, Desenvolvimento pessoal, Estratégia
12 de agosto de 2025
O novo desenho do trabalho para organizações que buscam sustentabilidade, agilidade e inclusão geracional

Cris Sabbag - Sócia, COO e Principal Research da Talento Sênior

5 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de Pessoas, Lifelong learning
11 de agosto de 2025
Liderar hoje exige mais do que estratégia - exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Bruno Padredi

3 minutos min de leitura
Diversidade, Estratégia, Gestão de Pessoas
8 de agosto de 2025
Já parou pra pensar se a diversidade na sua empresa é prática ou só discurso? Ser uma empresa plural é mais do que levantar a bandeira da representatividade - é estratégia para inovar, crescer e transformar.

Natalia Ubilla

5 minutos min de leitura
ESG, Cultura organizacional, Inovação
6 de agosto de 2025
Inovar exige enxergar além do óbvio - e é aí que a diversidade se torna protagonista. A B&Partners.co transformou esse conceito em estratégia, conectando inclusão, cultura organizacional e metas globais e impactou 17 empresas da network!

Dilma Campos, Gisele Rosa e Gustavo Alonso Pereira

9 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas, Liderança, Marketing
5 de agosto de 2025
No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real - e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Cristiano Zanetta

6 minutos min de leitura
Inteligência artificial e gestão, Estratégia e Execução, Transformação Digital, Gestão de pessoas
29 de julho de 2025
Adotar IA deixou de ser uma aposta e se tornou urgência competitiva - mas transformar intenção em prática exige bem mais do que ambição.

Vitor Maciel

3 minutos min de leitura
Carreira, Aprendizado, Desenvolvimento pessoal, Lifelong learning, Pessoas, Sociedade
27 de julho de 2025
"Tudo parecia perfeito… até que deixou de ser."

Lilian Cruz

5 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Gestão de pessoas, Tecnologia e inovação
28 de julho de 2025
A ascensão dos conselheiros de IA levanta uma pergunta incômoda: quem de fato está tomando as decisões?

Marcelo Murilo

8 minutos min de leitura