Uncategorized

O fantasma da incompetência digital

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Há um novo fantasma assombrando os porões e sótãos empresariais: a incompetência digital. Quem cunhou a expressão foi o Gartner Group, que fez um terrível prognóstico: em 2017, 25% das organizações terão perdido posição no mercado por conta dessa vulnerabilidade. A pesquisa da consultoria foi além: 75% das empresas de todo o mundo serão consideradas negócios digitais em 2020 – ou, no mínimo, estarão se preparando para sê-lo. 

Você não leu errado: estamos falando do ano que vem no primeiro caso e de um breve intervalo de quatro anos no segundo, duas projeções de tirar o chão de qualquer executivo. Em meio a esse contexto adverso que estamos vivendo no Brasil, ninguém mereceria ter mais esse desafio para encarar. No entanto, é uma projeção baseada em fatos e, como diz a sabedoria popular (e a gerencial também), contra fatos não há argumentos. 

**HSM Management** está atenta ao assunto, abordando-o com frequência e sob os diversos ângulos. Nosso Dossiê Especial sobre produtividade, na edição 116, já havia mencionado a digitalização como medida essencial na busca da eficiência e, nesta edição extra, trazemos um guia de transformação digital, eminentemente prático, preparado pela consultoria McKinsey. 

O guia ensina, didaticamente, como qualquer empresa pode começar uma transformação digital para valer (e não uma mudança cosmética) analisando ameaças e oportunidades que surgem na oferta e na demanda. Eu, se fosse você, me debruçaria sobre esse conteúdo e começaria a aplicá-lo. Aliás, eu, sendo eu, também estou fazendo isso. 

Outro tema (e outro desafio) em que estamos insistindo, por entender sua extrema relevância para os gestores, é o da tecnologia blockchain. Ganhou uma reportagem na revista 116 avisando que o pontapé inicial desse mercado está sendo dado em 2016 (tanto que acaba de nascer a primeira corporação autônoma – o DAOhub –, com crowdfunding recorde). Agora, uma pedagógica entrevista com Don Tapscott, o “guru” da wikinomics, dá continuidade ao assunto e sua leitura é obrigatória. Não estou exagerando: como diz Tapscott, o blockchain pode ter impacto similar ao da internet ou até maior, e fazem sentido suas explicações. Diga- -se que os desafios da área de recursos humanos não são menores que os da transformação digital e do blockchain. Passam pela individualização do trabalho (cada um trabalhando como bem quiser) e por gerenciar o índice U do tempo (o tempo despendido em atividades desagradáveis). Não é moleza. 

Para compensar, oferecemos uma inspiração para vencer os desafios, de que os executivos apreciadores da boa música gostarão especialmente: Prince e suas inovações em gestão.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança