Uncategorized

O que é ser líder hoje?

16 mudanças fundamentais de postura
Psicanalista e psiquiatra, doutor em psicanálise e em medicina. Autor de vários livros, especialmente sobre o tratamento das mudanças subjetivas na pós-modernidade, recebeu o Prêmio Jabuti em 2013. É criador e apresentador do Programa TerraDois, da TV Cultura, eleito o melhor programa da TV brasileira em 2017 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Compartilhar:

No seu mais amplo espectro, um líder na família, na empresa, na escola, na política, em suma, na sociedade civil, terá que alcançar, nos dias pós-modernos de hoje, uma postura muito diferente da que tinha há 30 anos. Isso especialmente porque passamos de um laço social vertical, em TerraUm, e fomos para uma relação horizontal entre as pessoas, em TerraDois, que se traduz em 16 mudanças fundamentais, estabelecidas a título de exercício, pois poderiam ser listadas mais ou menos mudanças. Cito-as e comento algumas brevemente:

**1.** O líder moderno, TerraUm, é vertical, burocrata, protocolar, pede disciplina. O líder atual, pós-moderno, TerraDois, é horizontal, específico, flexível, pede consequência.

**2.** O líder TerraUm atribui notas a seus liderados. O líder TerraDois atribui responsabilidades. Para se atribuir notas é necessário haver um padrão, o que é típico de TerraUm. Em TerraDois a variação é estimulada e o limite não é o padrão, mas a responsabilidade subjetiva de cada um.

**3.** O líder TerraUm corrige e dirige. O TerraDois inspira e entusiasma.

**4.** O líder TerraUm tem status. O líder TerraDois tem estilo. Status é uma característica a ser exibida para impressionar o outro, tal como balançar no pulso um relógio milionário. Estilo, muito diferentemente, diz respeito a um prazer de bem-estar singular, sem exibição.

**5.** O líder TerraUm se vale da razão asséptica, sem contaminação subjetiva. O TerraDois, da razão sensível.

**6.** O líder TerraUm privilegia a interdisciplinaridade. O TerraDois, a quebra das fronteiras, a indisciplinaridade (nada a ver com bagunça…).

**7.** O líder TerraUm é atento ao principal. O TerraDois conectado ao geral.

**8.** O líder TerraUm estimula a eficiência do próprio líder. O TerraDois, a criação da diversidade.

**9**. O líder TerraUm comunica. O TerraDois envolve.

**10.** O líder TerraUm é moralista. O TerraDois é ético.

**11.** O líder TerraUm se assegura em certezas. O TerraDois convive com as ambiguidades.

**12.** O líder TerraUm busca o lucro no mundo. O TerraDois associa o lucro com a construção do mundo.

**13.** O líder TerraUm diz que o cliente é rei. O TerraDois, que o cliente é cidadão.

**14.** O líder TerraUm avisa dos perigos, é precavido. O TerraDois incentiva a inovação responsável.

**15.** O líder TerraUm patrocina a cultura. O TerraDois é editor de cultura.

**16.** O líder TerraUm projeta o futuro. O TerraDois o inventa.

Como resistir à tentação, agora, de se perguntar: sou TerraUm ou sou TerraDois?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura