Carreira

O que explica a baixa qualidade nos currículos?

Um bom currículo apresenta uma história que reforça a posição do candidato sobre sua profissão. Entretanto, boa parte dos currículos tem um grave problema: o desalinhamento entre escolhas profissionais e o sonho de carreira
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

38.900.000: esse é o resultado que você encontra ao digitar a palavra “currículo” no Google. Se você pesquisar por “dicas de currículo”, o resultado cai para 7.580.000. Percebe-se então que não é por falta de conteúdo que, teoricamente, os jovens não saberão como fazer um bom currículo. No entanto, se conversarmos com a área de RH da maioria das empresas, ouviremos que é muito baixa a qualidade dos currículos recebidos durante os processos seletivos.

Num primeiro momento, pode-se atribuir essa baixa qualidade dos currículos somente à falta de experiência dos candidatos. Contudo, se pudermos olhar essa questão numa perspectiva um pouco mais profunda iremos perceber que a problemática do currículo não está ligada somente à questão da experiência, e sim a um passo anterior que é a escolha e definição do [caminho de carreira a seguir](https://www.revistahsm.com.br/post/nao-terceirize-a-sua-carreira). Definir seu objetivo de carreira e saber como entrar no mercado de trabalho são as grandes angústias dos jovens.

E no cenário social e econômico que existe no Brasil, onde a maioria dos jovens não tem acesso a uma boa educação formal, essa questão se agrava. Segundo pesquisa realizada pelo Nube, 50% das pessoas que se formaram entre 2019 e 2020 não conseguiram trabalho.

No entanto, o que há em comum entre os jovens que tiveram ou não acesso a uma educação formal de qualidade é a grande angústia na escolha do caminho de carreira seguir. Além disso, outro desafio: como fazer para entrar no mercado de trabalho.

É exatamente neste ponto que voltamos à questão da baixa qualidade dos currículos e dificuldade dos jovens em elaborá-lo. O currículo tem como objetivo contar de uma forma clara uma história que contenha a posição que a pessoa almeja e o que ela fez para estar preparado para a vaga. Não saber ou ter muitas dúvidas do que fazer profissionalmente impede que essa história possa ser contada e, consequentemente, de um currículo ser elaborado de uma maneira correta.

## Autoconhecimento e pesquisa

Talvez aqui tenha ficado um pouco mais claro o porquê definir um objetivo de carreira é tão importante. Contudo, o que é um [objetivo de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/por-que-o-teste-vocacional-caiu-em-desuso) e como defini-lo, afinal?

O objetivo de carreira representa a posição que o jovem deseja estar ocupando daqui a 3 anos. E essa posição pode ser dentro de uma empresa, pode ser empreendendo, ocupando um cargo público, mesmo seguindo uma carreira como acadêmico ou profissional liberal.

Para identificar qual é o objetivo é muito importante o autoconhecimento, pensar sobre o que se gosta de fazer, o que se sente feliz realizando, pesquisar por pessoas que executam atividades que você também gostaria de fazer.

Identificar seu perfil de carreira também pode te ajudar muito nesse caminho de definir um objetivo, porque quando se tem em mente o que deseja fazer, consegue enxergar uma direção e se desenvolver para conquistar este objetivo final. Consegue prever melhor os desafios e também focar nas competências necessárias para alcançar a posição desejada.

Assim, buscar o autoconhecimento e identificar o perfil de carreira não é uma perda de tempo. Muito pelo contrário: faz parte de uma estratégia que vai economizar muito tempo e energia. E é nesse caminho que pesquisas, conversas, projetos e voluntariados ajudarão o jovem a ser mais assertivo no seu caminho de carreira.

Imagine, por exemplo, um jovem em que suas reais motivações o levem para um perfil de carreira que seja de servidor público, mas ele insiste em fazer programas de estágio e trainee. É possível ser aprovado? Difícil, mas é possível. Entretanto, esse caminho pode ser muito longo e doloroso, porque ele estaria insistindo numa direção que não representa verdadeiramente o que o motiva e o que deseja fazer. Esse exemplo se enquadraria a qualquer perfil de carreira diferente daquele que realmente nos identificamos, seja ele empreendedor, profissional liberal, acadêmico ou organizacional.

Ou seja, o primeiro passo para se fazer um bom currículo é ter claro seu objetivo de carreira. Quando sabemos onde queremos chegar, podemos contar no currículo uma história coerente que mostre o que fizemos e estamos fazendo para chegar lá.

*Gostou do artigo da Sabina Augras e Laura Fuks? Saiba mais sobre gestão de carreira assinando gratuitamente [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de streaming favorita.*

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)