Vale oriental

O rápido desenvolvimento da IA generativa na China

Há uma corrida tecnológica de alto risco acontecendo entre os Estados Unidos e a China, cujo governo vinha focando outras áreas dessa tecnologia, mas rapidamente redirecionou esforços
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

No final de 2022, quando houve o lançamento do ChatGPT, talvez ainda não soubéssemos, mas agora já sabemos: a IA generativa remodelará e interromperá o processo de criação e inovação de conteúdo em vários setores e transformará os negócios por meio de maior produtividade, melhor experiência do cliente e custos mais baixos.

O rápido progresso da IA generativa desencadeou uma corrida tecnológica de alto risco entre os Estados Unidos e a China. Nos últimos anos, a China lançou as bases com grandes avanços em visão computacional, processamento de linguagem natural e big data. Agora, está canalizando recursos gigantescos para liderar o mundo à beira da revolução da IA generativa. Gigantes da tecnologia chinesa como Baidu, Alibaba e Tencent, vem desenvolvendo chatbots em chinês, criadores de conteúdo e aprimoradores de produtividade inovadores. E estão buscando a liderança nesse campo explosivo da IA generativa.

Algumas indústrias, como e-commerce e varejo físico, entretenimento e jogos, educação, saúde e produtos farmacêuticos, são mais propensas do que a média a ser influenciadas pela IA generativa devido a algumas características comuns. Elas geralmente exibem conjuntos de dados abundantes e diversos, nos quais os algoritmos de IA podem reconhecer padrões e gerar resultados significativos com muito mais rapidez e economia do que os humanos. Além disso, elas prosperam com a inovação, e a IA generativa constitui uma ótima ferramenta para explorar ideias não convencionais e ultrapassar os limites da criatividade.

Por exemplo, o Midjourney pode criar automaticamente várias imagens de produtos para os consumidores de acordo com suas preferências, o que reduz muito o custo de estoque, e realizar compras reais sob demanda. É também uma ferramenta poderosa para ajudar a criar campanhas de marketing personalizadas e otimizar materiais de marketing de forma inteligente. Não há dúvida de que a IA generativa está mudando profundamente os modelos de negócios do setor de comércio eletrônico e redefinindo a transformação digital no setor.

Ante o rápido crescimento e avanços na indústria global de IA, o governo chinês tem sido proativo na promoção de um ambiente que permite a inovação impulsionada por IA dentro do país. A China busca reduzir os riscos e o uso indevido de tecnologias de IA, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento padronizado de tecnologias de IAs generativas que estejam alinhadas com os valores socialistas centrais, a moralidade social e a ordem pública da China.

Além disso, o mundo tem visto crescentes tensões geopolíticas, que são top of mind de muitas corporações multinacionais. Ainda é muito cedo para dizer qual será o impacto de longo prazo da geopolítica no desenvolvimento da IA generativa. No entanto, a meu ver, é hora de as multinacionais compreenderem o impacto da IA generativa no contexto geopolítico mais amplo, incluindo as vantagens e os riscos potenciais.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)