Uncategorized

O vazio do sucesso

Foco excessivo em conquistas externas despertam esse sentimento, alerta especialista em entrevista à Rotman management Magazine

Compartilhar:

Diretor do centro de excelência em coaching de líderes da PricewaterhouseCoopers, nos Estados Unidos, e autor dos livros The Manager’s Dilemma (Palgrave Macmillan, 2015) e Beyond the Job Description (Palgrave Macmillan, 2013), Jesse Sostrin conta que, no contato com gestores sêniores, observa que o sucesso, muitas vezes, deixa as pessoas com um sentimento de vazio. Nesta entrevista à Rotman Management Magazine, ele explica por que isso acontece.

**De onde vem o vazio do sucesso?**

Em muitos casos, o que as pessoas pensavam ser um propósito significativo era meramente a busca pelo sucesso. E essas duas coisas são bem diferentes. Por isso, a distância entre o que esperamos sentir quando alcançamos um marco na carreira e o que realmente experimentamos pode gerar uma grande surpresa. 

O papel do propósito na vida organizacional vem ganhando uma atenção crescente. Seja da perspectiva mais ampla da empresa, seja do ponto de vista individual, alinhar valores e propósito para gerar resultados com integridade é algo que está presente no pensamento dos líderes atualmente. 

**Por que é importante diferenciar “sentido” e “conquista”?**

O foco nas conquistas externas nos distrai das experiências do dia a dia que podem nos oferecer um sentido mais profundo. Quando definimos o sentido ou propósito do que fazemos como uma “coisa” a ser conquistada, isso se afasta de nós mesmos e pode nos alienar das vivências cotidianas capazes de nos entregar o que realmente procuramos. 

**Por que o sr. diferencia propósito com “P” maiúsculo e com “p” minúsculo?**

É útil pensar no propósito em duas dimensões. A primeira diz respeito ao que é mais importante, o propósito com “P” maiúsculo. A outra está relacionada às experiências cotidianas que sejam de algum modo significativas, ou seja, o propósito com “p” minúsculo.

Se tudo o que você busca alcançar é o grande propósito, você pode perder de vista várias oportunidades do dia a dia que lhe conectam com as pessoas e com o mundo ao seu redor, e que são relevantes e significativas. Uma das formas mais efetivas de começar é parar de procurar respostas em fontes externas. Por isso a reflexão profunda, em busca de sentido, é essencial para que você se aproxime do seu propósito.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)