Uncategorized

O vazio do sucesso

Foco excessivo em conquistas externas despertam esse sentimento, alerta especialista em entrevista à Rotman management Magazine

Compartilhar:

Diretor do centro de excelência em coaching de líderes da PricewaterhouseCoopers, nos Estados Unidos, e autor dos livros The Manager’s Dilemma (Palgrave Macmillan, 2015) e Beyond the Job Description (Palgrave Macmillan, 2013), Jesse Sostrin conta que, no contato com gestores sêniores, observa que o sucesso, muitas vezes, deixa as pessoas com um sentimento de vazio. Nesta entrevista à Rotman Management Magazine, ele explica por que isso acontece.

**De onde vem o vazio do sucesso?**

Em muitos casos, o que as pessoas pensavam ser um propósito significativo era meramente a busca pelo sucesso. E essas duas coisas são bem diferentes. Por isso, a distância entre o que esperamos sentir quando alcançamos um marco na carreira e o que realmente experimentamos pode gerar uma grande surpresa. 

O papel do propósito na vida organizacional vem ganhando uma atenção crescente. Seja da perspectiva mais ampla da empresa, seja do ponto de vista individual, alinhar valores e propósito para gerar resultados com integridade é algo que está presente no pensamento dos líderes atualmente. 

**Por que é importante diferenciar “sentido” e “conquista”?**

O foco nas conquistas externas nos distrai das experiências do dia a dia que podem nos oferecer um sentido mais profundo. Quando definimos o sentido ou propósito do que fazemos como uma “coisa” a ser conquistada, isso se afasta de nós mesmos e pode nos alienar das vivências cotidianas capazes de nos entregar o que realmente procuramos. 

**Por que o sr. diferencia propósito com “P” maiúsculo e com “p” minúsculo?**

É útil pensar no propósito em duas dimensões. A primeira diz respeito ao que é mais importante, o propósito com “P” maiúsculo. A outra está relacionada às experiências cotidianas que sejam de algum modo significativas, ou seja, o propósito com “p” minúsculo.

Se tudo o que você busca alcançar é o grande propósito, você pode perder de vista várias oportunidades do dia a dia que lhe conectam com as pessoas e com o mundo ao seu redor, e que são relevantes e significativas. Uma das formas mais efetivas de começar é parar de procurar respostas em fontes externas. Por isso a reflexão profunda, em busca de sentido, é essencial para que você se aproxime do seu propósito.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura
Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura