Vale oriental

Oportunidades promissoras

A nova globalização coloca a China no epicentro da geopolítica – e isso pode render bons negócios para os países que já mantêm relacionamento comercial com a potência asiática
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

Diante de conflitos e sanções geopolíticos atuais, corporações multinacionais precisam enfrentar flutuações de curto prazo e ao mesmo tempo ter uma visão bem-informada e confiável do quadro mais amplo.

Devido ao importante papel da China nas questões internacionais como segunda maior economia e potencialmente maior mercado do mundo, o país se torna uma âncora em meio às incertezas globais, como parceira comercial de muitos países e epicentro de muitas cadeias de fornecimento globais. Desde 2013, a China se tornou a maior parceira comercial da União Europeia, dos Estados Unidos e de seus vizinhos na Ásia. Os fluxos de investimento direto estrangeiro (IDE) do país são agora os maiores do mundo, e o acesso das empresas estrangeiras a ele é ainda mais amplo. Apesar do impacto da covid-19, as entradas de IDE na China cresceram para US$ 163 milhões em 2020, em comparação com US$ 134 bilhões nos EUA.

Com sua capacidade cada vez maior de definir novos caminhos de inovação, é improvável que o papel da China nos negócios e no comércio global diminua, mesmo diante de eventos extremos imprevistos. Por isso, a política interna da China com foco em inovações tecnológicas deve mudar estruturalmente os padrões de negócios e comércio global daqui para frente.

No entanto, apreensões de algum grau de dissociação e sanções podem complicar as cadeias de fornecimento globais. Em um futuro próximo, novos arranjos globais provavelmente gerarão novos padrões nas supply chains. No entanto, a dissociação total da China é altamente inconcebível.

A globalização pode entrar em uma nova era. A China agora se esforça para garantir que a demanda e a oferta doméstica se reforcem, enquanto continua a visar o comércio externo. Essas mudanças de ênfase serão os principais impulsionadores da globalização daqui para frente.

A China busca sua própria forma de modernidade, com características chinesas, que combinam pensamento chinês e não chinês, coletivismo e individualismo, ideologia e pragmatismo. É inclusivo por natureza e ainda permite a experimentação. Atingir esses objetivos levará tempo e exigirá estabilidade, foco estratégico e moderação, e levará a China a desempenhar um papel mais importante na economia mundial. Além disso, a chave para qualquer estratégia sólida é a capacidade dos líderes de desenvolver uma visão estratégica do futuro.

Em meio à atual turbulência global, as corporações multinacionais precisam estar vigilantes e ser capazes de visualizar o papel da China no mundo daqui para frente. Um número crescente deles está percebendo que sua estratégia global precisa ter a China em seu centro na nova era.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança