Estratégia e Execução

OUTSIGHT: antes da autoanálise, busque as respostas do lado de fora

Em seu mais recente livro, Herminia Ibarra mostra a importância das experiências diferentes e da perspectiva externa para quem busca novos patamares de liderança

Compartilhar:

Reinventar a carreira é um desejo de muitos profissionais.  A sabedoria convencional diz que, para isso, eles devem procurar as respostas dentro de si, geralmente por meio de reflexão e análise. Herminia Ibarra, uma das pensadoras de gestão mais destacadas do mundo, segundo o ranking Thinkers50, vai em sentido contrário. Ibarra criou o conceito de outsight. Diferentemente do insight, trata-se da perspectiva externa a que todos podem ter acesso quando se envolvem em novas experiências. Esse é um dos pontos centrais de seu mais recente livro, Act Like a Leader, Think Like a Leader. A ideia surgiu do crescente interesse da autora por gestores que deveriam agir como líderes na visão da empresa, apesar de não terem uma promoção formal ou uma mudança no perfil do cargo que gerasse a oportunidade da transição. Ibarra estudou como o comportamento pode ser mudado e concluiu: esses gestores têm de encontrar seu jeito próprio de fazer as coisas. Para isso, precisam 

mexer no que fazem, com quem se conectam e como se enxergam. E, para fazer as coisas de maneira diferente, segundo ela, o primeiro passo é realizar atividades diversas, que têm o poder de transformar as pessoas. Por isso, a especialista do Insead defende que a experimentação e as experiências reais sejam utilizadas como caminho para essa mudança, mais que a reflexão. É o que ela chama de “tentativa e aprendizado”. Onde tentar coisas novas? De acordo com Ibarra, em atividades dentro e fora do trabalho. Muitos dos profissionais estudados por ela viveram mudanças de carreira disparadas por projetos, iniciativas e participação em grupos de trabalho dessa natureza. Em tais contextos, eles puderam experimentar modos inéditos de agir e, com base nisso, fazer sua reflexão (e não o inverso). As experiências reais são a oportunidade de um executivo fazer as três mudanças fundamentais propostas pela autora:

> 1. Redefinir seu papel, para se tornar mais estratégico, à medida que passa de gestor a líder. 
>
> 2. Ampliar a rede de contatos, aproveitando melhor as situações propícias a fazer um número maior de conexões – e com pessoas mais influentes. 
>
> 3. Investir no desenvolvimento do estilo pessoal (talvez mais divertido), buscando redefinir seu senso de identidade.

Muitos gestores acabam  presos no mesmo lugar na  carreira por não saberem  qual o passo seguinte a tomar.  Agora sabem: esse passo é  o outsight – as atividades fora da rotina.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança