Dossiê: Experiência do Colaborador

Papo de negócio: Por dentro de um RH baseado em dados

As novas necessidades das organizações, e a importância do people anaytics e da inteligência em dados para o RH foi o tema deste webinar com LG lugar de gente e SGS Brasil

Compartilhar:

Será que as pessoas da sua empresa estão reféns de uma gestão de RH à maneira dos velhos clássicos, em vias de superação? Mesmo que os processos manuais tenham virado digitais durante a pandemia, a área tem dados para decisão, de forma fácil e acessível? Melhor ainda: quais são as informações que, hoje, você é capaz de obter e que podem ajudar você e sua empresa?

Essas importantes questões e outras foram abordadas durante o do Papo de Negócio “Além da digitalização: como funciona um RH baseado em dados?”, realizado por HSM Management, com apoio de LG lugar de gente e participação da SGS Brasil. Em pauta, o uso de inteligência em dados para tomar decisões e planejar o futuro, além de exemplos práticos de aplicação de ferramentas para o dia a dia do profissional de recursos humanos.

Os participantes do painel falaram sobre a importância de entender a maturidade das empresas para a implementação de novas tecnologias, discorreram sobre a necessidade ter clareza do problema o ponto de partida para saber quais dados você pode (e precisa) obter, e abordaram as quatro etapas para uma digitalização de sucesso e que podem transformar sua gestão de pessoas com base em dados.

Como dar o primeiro passo? Comece pequeno, mostre resultados e acione instâncias da empresa capazes de dar suporte a essa transformação de forma genuína. Assim, evitará o que Felipe Azevedo, CEO da LG lugar de gente, vê com certa frequência: companhias percorrendo um caminho que nem sempre traz ganhos sustentáveis. “Ou a demanda vem porque é moda, ou vem tão megalomaníaca, como um projeto tão grandioso, que é difícil demais de implementar, quase irreal.”

[Clique aqui](https://youtu.be/AV_S_j5Rgic) para assistir o webinar e se aprofundar no assunto.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura
Lifelong learning
26 de janeiro de 2026
O desenvolvimento profissional não acontece por acaso, mas resulta de aprendizado contínuo e da busca intencional por competências que ampliam seu potencial

Diego Nogare

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança