Dossiê: Experiência do Colaborador

Papo de negócio: Por dentro de um RH baseado em dados

As novas necessidades das organizações, e a importância do people anaytics e da inteligência em dados para o RH foi o tema deste webinar com LG lugar de gente e SGS Brasil

Compartilhar:

Será que as pessoas da sua empresa estão reféns de uma gestão de RH à maneira dos velhos clássicos, em vias de superação? Mesmo que os processos manuais tenham virado digitais durante a pandemia, a área tem dados para decisão, de forma fácil e acessível? Melhor ainda: quais são as informações que, hoje, você é capaz de obter e que podem ajudar você e sua empresa?

Essas importantes questões e outras foram abordadas durante o do Papo de Negócio “Além da digitalização: como funciona um RH baseado em dados?”, realizado por HSM Management, com apoio de LG lugar de gente e participação da SGS Brasil. Em pauta, o uso de inteligência em dados para tomar decisões e planejar o futuro, além de exemplos práticos de aplicação de ferramentas para o dia a dia do profissional de recursos humanos.

Os participantes do painel falaram sobre a importância de entender a maturidade das empresas para a implementação de novas tecnologias, discorreram sobre a necessidade ter clareza do problema o ponto de partida para saber quais dados você pode (e precisa) obter, e abordaram as quatro etapas para uma digitalização de sucesso e que podem transformar sua gestão de pessoas com base em dados.

Como dar o primeiro passo? Comece pequeno, mostre resultados e acione instâncias da empresa capazes de dar suporte a essa transformação de forma genuína. Assim, evitará o que Felipe Azevedo, CEO da LG lugar de gente, vê com certa frequência: companhias percorrendo um caminho que nem sempre traz ganhos sustentáveis. “Ou a demanda vem porque é moda, ou vem tão megalomaníaca, como um projeto tão grandioso, que é difícil demais de implementar, quase irreal.”

[Clique aqui](https://youtu.be/AV_S_j5Rgic) para assistir o webinar e se aprofundar no assunto.

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura