Uncategorized

Podcast, a mídia dos apaixonados

É curador de conteúdo HSM e líder do time de conteúdos originais da plataforma. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e em Edição pela Universidade Mackenzie, participa da produção e execução de parcerias, como o podcast CBN Professional, e produção de conteúdos para a HSM Experience.

Compartilhar:

“O podcast é uma mídia de apaixonados”, dizia um amigo há poucas semanas. Só em seu celular, ele assina cerca de 25 canais diferentes – das mesas de discussão sobre mecânica quântica à visão panorâmica do jornalismo investigativo. O podcast de fato tem o poder de tornar-se um novo hábito para quem o descobre. Abrangente, democrático, heterogêneo, capaz de abraçar multidões em sua enormidade de assuntos, gêneros, dimensões, línguas e mentes criativas.

O podcast tem apresentado uma expressiva curva de crescimento nos últimos anos e, em particular, ganha mais espaço no portfólio de mídias dos executivos brasileiros. Ele, que junta em seu nome os conceitos de “Personal On Demand” e “broadcast”, está (re)ensinando aos gestores  como nichos são poderosos: empresas como a norte-americana Podfly ou a brasileira Radiofobia são a prova disso; abrigam do marketing de conteúdo aos documentários, passando por plataforma de educação. Você já pensou em usar podcast para treinamento de funcionários dentro de sua empresa ou para comunicar-se com seus clientes potenciais? Ele é uma tábula rasa esperando por aquilo que você produzirá. 

O podcast traz a particularidade de ser a mídia de mais fácil produção já vista, mas, ao mesmo tempo, talvez seja a de mais difícil consumo para não iniciados  Uma situação curiosa: pense que você, que lê esta coluna agora, é um potencial podcaster; é só pegar seu celular, gravar uma ideia ou mensagem e publicar na internet gratuitamente. A parte difícil está na conquista daqueles dispostos a ouvi-lo; assinar um canal de conteúdo ou mesmo baixar um agregador de podcasts podem ser processos que geram certa resistência nas pessoas. Afinal, você pode estar se perguntando: que raios é um “agregador de podcasts?”

Deixando para trás o diletantismo e partindo para o profissionalismo, o podcast passa por uma etapa em que se estabelece como uma mídia poderosa e expressiva. Aqui na HSM já começamos a abraçar esse canal tão cheio de potencial; iniciativas como Like a Boss (um podcast que conversa com líderes inovadores) e o CBN Professional (um dos principais podcasts de negócios do atualidade) contextualizam as discussões sobre negócios que já aconteciam em outros ambientes, elevando seu alcance a praticamente todos os smartphones do globo.

Vale a pena fazer podcasts e vasculhar a “podosfera” como exercício de descoberta, de afeição a novas vozes e de abertura a novas linguagens. Negócios, culinária, aviação, sociologia, games; você encontrará sua paixão em uma miríade de vozes. De fato, uma mídia de apaixonados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança