Uncategorized

Por que a moeda digital do Facebook é uma “loucura” que pode funcionar

O site da revista Inc. Magazine levantou algumas razões pelas quais a iniciativa pode ser considerada uma daquelas ideias “tão loucas que podem funcionar”.
Lizandra Magon de Almeida é diretora operacional da Revista HSM. Além disso, ela é jornalista, editora e tradutora, sócia-diretora da Pólen Editorial, Colmeia Edições e da Pólen Livros, respectivamente empresas de criação e desenvolvimento de conteúdo, autopublicação e editora de livros. Atua no mercado editorial desde 2000, tendo trabalhado na Publifolha e prestado serviços para editoras como Globo, Leya, Larousse, Siciliano, Summus, entre outras. É formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pós-graduação em Gestão do Conhecimento e da Inovação pelo SENAC-SP. Foi integrante do programa 10.000 Mulheres, do banco de investimentos Goldman Sachs em parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Compartilhar:

O anúncio de que o Facebook planeja, já no primeiro semestre de 2020, lançar sua própria moeda digital, a Libra, surpreendeu muita gente, gerando um misto de entusiasmo, dúvidas e, até mesmo, uma certa preocupação no que diz respeito à regulamentação. 

Pode funcionar porque: **é** o Facebook e **apesar** do Facebook
—————————————————————-

Com 2,3 bilhões de usuários, a rede social tem condições de tornar a Libra amplamente aceita nos países ocidentais. Ao mesmo tempo, porém a confiança do público no _Facebook_ tem sofrido turbulências.

Por isso mesmo, tem se destacado o fato de que a Libra nasce com o suporte de 28 empresas e organizações, como _Mastercard, Visa, eBay_ e _Uber._ Além disso, a nova moeda digital terá por trás dela uma cesta de moedas “físicas” e um conjunto de ativos de baixa volatilidade.

Para além dos limites do mundo dos negócios
——————————————-

De acordo com o _Facebook_, a moeda virtual tem como seu principal público-alvo as milhões de pessoas que não têm contas bancárias ou acesso a serviços financeiros, mas possuem _smartphones_. Isso inclui populações de países que não conseguem ter uma moeda estável. 

Assim, se a Libra funcionar, o Facebook vai transcender o mundo dos negócios e assumir funções que, até agora, eram exclusivas dos governos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)