Uncategorized

Quatro Compromissos

Ampliação de consciência e uma vida em sintonia para quem segue esses ensinamentos milenares
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Você já ouviu falar sobre os toltecas? Eles foram um povo sábio que viveu no México por volta do século 10, e seus ensinamentos foram trazidos para a nossa cultura por Dom Miguel Ruiz por meio de sua obra Os quatro compromissos. Na verdade, trata-se de quatros regras que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e, se levadas a sério, transformam vidas. Vejamos:

**1. seja impecável com a sua palavra:** A palavra tem poder, ela move energia e cria realidades. Como toda ferramenta poderosa, a palavra pode ser usada para criar beleza ou propagar a discórdia. Palavra impecável significa palavra livre de pecado, não fere ninguém e nem a você mesmo. Vivemos numa sociedade em que críticas e julgamentos são usados como armas competitivas de autopromoção e eliminação de concorrência. Praticar a impecabilidade da palavra requer treino e pode ser bem difícil no começo. Porém, os resultados são impressionantes.

**2. não leve nada para o lado pessoal:** Temos o hábito egoísta de achar que tudo é sobre nós, por nós ou para nós. Quando, na verdade, as pessoas vivem em suas próprias mentes, fazendo por elas. Em geral, as pessoas respondem ao mundo com base em suas próprias experiências, crenças, defesas e de acordo com seu nível de consciência. São reações emocionais, nas quais você apenas serviu de gatilho por alguma razão. Então releve. Quando você compreende que a reação das outras pessoas é o resultado de como elas são, nada do que elas disserem ou fizerem poderá feri-lo.

**3. não tire conclusões:** O problema com as conclusões é que acreditamos que elas são verdadeiras. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão  fazendo e  pensando, levamos para o  lado pessoal, e então os culpamos e reagimos. Mas, se ao invés de deduzir algo, você perguntar, investigar, ou mesmo deixar os fatos se revelarem antes de agir de acordo com sua dedução, muitos problemas serão evitados.

**4. dê sempre o melhor de si:** A última regra fala sobre sua presença, seu empenho e sua dedicação em tudo que fizer. Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, e estará livre de quaisquer formas de culpa, arrependimento e autopunição. Quando você faz o melhor que pode, fica em paz consigo mesmo. Ainda que erros sejam cometidos, a experiência lhe ajudará a aprender com eles com mais efetividade e gentileza.

Aí estão os quatro compromissos para você assumir consigo mesmo. Os resultados: ampliação de consciência e uma vida mais feliz, em sintonia. Vale a pena tentar, não vale?

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura