Liderança

Quem rege a integração da sua cadeia produtiva?

Reflexões após um mês de grandes eventos nos setores de construção, tecnologia e imobiliário
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

Uma orquestra precisa ser conduzida por um maestro ou maestrina. Saber a hora exata de entrada de cada naipe da orquestra, qual o compasso e passagem são alguns dos papéis que a pessoa responsável pela regência de uma orquestra exerce. Uma outra posição de suma importância é a do spalla, nome dado ao primeiro violino da orquestra que, nos concertos, entra sempre depois de todos os músicos no palco e dá início à afinação.

Pensar nessas duas posições é um exercício interessante para analisarmos a complexidade existente na integração da cadeia produtiva de um setor, como o da construção, da tecnologia e do imobiliário. No mês de setembro pude participar de três grandes eventos de cada um desses setores: o Construsummit, promovido pela plataforma de soluções para a indústria da construção civil Sienge, da Softplan, o SAP Sapphire, evento anual da gigante da tecnologia SAP, e o Conecta Imobi, maior evento imobiliário da América Latina, do grupo Zap+ OLX.

Interessante observar que um tema comum entre todos eles foi o da integração da cadeia produtiva de cada segmento, promovendo uma jornada de transformação sustentável. Um desafio que fica cada vez mais complexo à medida que digitalizamos processos, incluímos a tecnologia, inteligência artificial e algoritmos.

Nesse contexto, o SAP, que possui um dos ERP (planejamento dos recursos da empresa, na sigla em inglês) mais utilizado no mundo, indicou o caminho. No palco principal da abertura do evento, as presidentes no Brasil e na América Latina (respectivamente, Adriana Aroulho e Cristina Palmaka) conduziram a conversa orientada para a governança socioambiental, além de dar o devido destaque ao Cirque du Soleil, companhia que é considerada a maior do mundo no entretenimento ao vivo e que reforçou a importância da tecnologia no seu modelo de negócios.

“Tivemos que enfrentar a crise e nos reinventar. A tecnologia foi essencial”, destacou Kevin Albert, gerente sênior na empresa de entretenimento, na qual é responsável pela parceria com a SAP.

Citar esse exemplo é fundamental para conectar a visão de Valério Gomes Neto, presidente do conselho de administração da Pedra Branca Empreendimentos, e suas contribuições ao painel que nos instigou a planejar os empreendimentos e obras do futuro, durante o Construsummit. Valério reforçou a necessidade de resgatarmos o “play” nas cidades e no urbanismo. Do verbo em inglês, play pode ser traduzido como brincar, tocar, jogar, divertir.

A programação do maior evento imobiliário da América Latina foi encerrada pelo tetracampeão Cafu. O eterno lateral da seleção brasileira de futebol endossou que o “verdadeiro líder é aquele que tira o melhor de cada pessoa.”

Do circo, passando pelos bairros planejados, pela cadeia de suprimentos e futebol: ter a visão do todo para saber integrar as partes envolvidas, de forma harmônica, é fundamental. O trabalho de maestro e spalla na orquestra são os exemplos que uso para que possamos sempre nos lembrar de que, independentemente da inserção da tecnologia, a batuta está na mão de quem lidera, quem tem o conhecimento, visão e afinação necessária para dar o tom e o ritmo das diversas partes que compõem a cadeia produtiva. Sem condução, não há harmonia. Sem liderança, não há integração.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura