Direto ao ponto

Quem seremos após a tormenta

Os líderes precisam ajudar suas equipes a tirar o aprendizado mais rico – e mais humano – da pandemia, como afirma artigo da strategy+business

Compartilhar:

A pandemia de covid-19 está deixando um rastro devastador em todo mundo. No Brasil – que caminha a passos de tartaruga na vacinação enquanto vive o maior colapso hospitalar e sanitário de sua história, como apontou um estudo da Fiocruz –, fica a cada dia mais difícil compreender e elaborar tanta morte, tanta tristeza. Pois é com esse nó na garganta que as pessoas que estão tendo o privilégio de permanecer seguras e seguir com suas vidas têm que trabalhar e produzir todos os dias. Nas empresas, cabe aos líderes ajudá-las a tirar o melhor aprendizado possível desse momento obscuro.
Em artigo para a strategy+business, Eric J. McNulty, diretor associado da National Preparedness Leadership Initiative, ressalta que a questão não é o que faremos no pós-pandemia – e, sim, quem seremos e como iremos conviver uns com os outros. “A Covid-19 deu aos executivos o mais próximo do que eles jamais terão de uma folha em branco para reescrever normas e expectativas sobre o trabalho”, diz McNulty. “Será necessário criar espaço para conversas abertas e honestas de forma a colher a sabedoria das pessoas e aprender com a pandemia.” Ele sugere três práticas de liderança para ir além de simplesmente tentar voltar ao “normal”.

## Afirme o que importa para você.
A sugestão vem do livro TouchPoints, de Douglas Conant, ex-CEO da Campbell Soup Company. Conant sugere que os líderes compartilhem abertamente por que eles escolhem liderar e segundo quais códigos escolhem viver. McNulty recomenda ir além e ampliar isso para as equipes. “Crie um fórum no qual as pessoas possam compartilhar seus insights e usá-los para transformar o ambiente de trabalho – a configuração do espaço, as agendas, as normas, as práticas.” O feedback pode ser valioso e ajudar todos a trabalhar melhor juntos.

## Utilize o tempo de todos da melhor forma.
Como seria a organização se todos se esforçassem ao máximo não só para gerar resultados para o negócio, mas também para promover crescimento pessoal e profissional? Como seria se esse nível de engajamento fosse real? McNulty propõe um exercício para ilustrar o que é possível fazer para chegar lá. “Peça que todos desenhem dois gráficos de pizza. No primeiro, devem mostrar de que forma ocupam seu tempo hoje no trabalho. No segundo, como idealmente ocupariam esse tempo. O exercício consiste em criar o maior alinhamento possível entre os dois gráficos.”

## Facilite o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A pandemia borrou os limites entre a casa e o trabalho e isso só agravou a epidemia de burnout que já afetava o mundo corporativo. Mais do que nunca, os líderes precisam se comprometer a ajudar as pessoas a conquistar uma vida profissional – e pessoal – significativa.
Vale incluir metas pessoais nos indicadores de desempenho, criar dias livres de reuniões e, por que não, manter a liberdade para trabalhar de casa mesmo depois da vacina. Trata-se de acabar de vez com aquele conceito de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em que o trabalho sempre vem primeiro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)