Uncategorized

Receita de ano novo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É impossível não ter esperança de as coisas melhorarem quando estamos às vésperas de um ano novo. Ou talvez seja possível, quem sabe, mas é pouco humano. Esta edição, a derradeira de 2017, reflete tal esperança. Porém, mais que isso, ela vem dar empurrões para que a esperança vire realidade – “nudges”, incorporando com alguma liberdade poética o jargão da economia comportamental do Prêmio Nobel Richard Thaler, que é entrevistado nesta revista. No papel de arquiteta da escolha descrito por Thaler, HSM Management quer fazer o “self ” planejador do leitor vencer seu “self ” fazedor – para que você tome decisões de negócios incríveis em 2018. 

Como diz Thaler, o mantra número um para arquitetos da escolha é: “Facilite”. “Se você quer que alguém faça algo, facilite a vida de quem deve fazê-lo”, observa ele. Então, preparamos esta edição para facilitar suas decisões no mais urgente dos assuntos: inovação. A palavra está desgastada, mas não se engane: inovar continua a ser a ordem do dia em qualquer que seja o mercado. Por isso, trazemos um relatório especial da publicação da MIT Sloan School, um dos templos da inovação mundial, com as 12 iniciativas – testadas e aprovadas – que mais facilitam as coisas rumo a uma inovação bem-sucedida. 

Também outros desafios importantes são facilitados: a estreia do líder de primeira viagem; a comunicação das marcas com as jovens consumidoras (elas não são todas lean in, como querem alguns); o esforço de encantamento do consumidor no varejo do tipo fast retailer. O último desafio, por exemplo, é tratado por José Galló, CEO de uma das empresas mais vitoriosas de nossos tempos, a varejista Renner; é adaptado de seu livro. 

Trazemos ainda um polêmico mas necessário artigo sobre produtos verdes (o case dos tênis Vert é obrigatório!) e uma entrevista com Artur Tacla, consultor de recursos humanos que até há pouco era VP de gente da BRF, na qual ele compara o RH idealizado e a realidade empresarial e nos atiça: o que dá mesmo para fazer? Eu diria que ambos os conteúdos têm nudges nas entrelinhas. Encerro 2017 com uma estrofe do poema “Receita de Ano Novo”, do grande Drummond: 

_Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre._

 Para ter um ano novo, temos de fazê-lo novo, repito e enfatizo. Tente. Experimente. Nossos nudges vão ajudá-lo. Boas festas e feliz 2018!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)