Estratégia e Execução

Revolução francesa 2

Como a França vem estimulando a construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação

Compartilhar:

Repete-se à exaustão que a Europa adormece e não inova. Será verdade? Ao menos em Paris, parece estar havendo um grande movimento de inovação e empreendedorismo, com participação governamental, mas nem de longe restrito a esta –os jovens estão criando seus negócios. A medida de incentivo do governo é prática e poderosa: você pode receber até 70% de seu último salário durante dois anos quando funda uma empresa. Também se percebe o investimento maciço de dinheiro público, direto ou por meio de estatais, em companhias de venture capital. Se você for um investidor-anjo e colocar dinheiro em novas empresas, receberá benefícios fiscais. Se for empreendedor e contratar pessoas, poderá pagar menos impostos durante determinado número de anos. A França está montando um ecossistema para o empreendedorismo e a inovação. Ela já possuía boas universidades e uma mídia forte, na avaliação do site TechCrunch, e agora completa o tripé ecossistêmico estimulando ativamente investidores e empreendedores. Tanto que alguns cérebros franceses por muito tempo lotados no Vale do Silício andam voltando para a terra natal. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas ninguém duvida de que virão. Na verdade, a cena empreendedora de Paris já vem esquentando. Nomes cada vez mais citados são o da aceleradora TheFamily, o do evento de empreendedores digitais LeWeb, o da publicação TechBaguette, o do site Appgratis (um aplicativo gratuito por dia), o da Babble Planet (plataforma online de ensino de inglês para crianças) e o da Augment (de realidade aumentada), entre outros. Foi-se o tempo em que apenas os norte-americanos eram referência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Você tem repertório para liderar?

Liderar hoje exige mais do que estratégia – exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura