Assunto pessoal

Três técnicas para manter a calma em crises…

As sugestões vêm da expert em liderança sob pressão Nancy Koehn, de Harvard

Compartilhar:

As situações difíceis que enfrentamos costumam ser as que definem nossa carreira. Não é novidade que se desesperar ou manter a calma diante das outras pessoas faz toda a diferença do mundo. Especialmente para quem tem papel de gerência.
O blog da Harvard Business School compartilhou três técnicas sugeridas pela professora Nancy Koehn, autora de *Forged in crisis: The power of courageous leadership in turbulent times*:

__1. Esperar para agir.__ Faça uma pausa para organizar seus pensamentos e avaliar a situação com a mente clara. Nancy Koehn cita o presidente dos EUA Abraham Lincoln. “Em situações de alto risco, Lincoln não fazia nada no momento”, explica. “Quanto mais altas as apostas, menos ele agia de imediato.” A pausa pode ser antes de atender o telefone, fazer uma postagem ou conversar .

__2. Ter um forte sistema de apoio.__ John F. Kennedy confiava no irmão; Lincoln tinha duas secretárias. Precisam ser pessoas calmas.

__3. Entender a “real” na situação.__ Fala-se em “dormir sobre um problema”. Pode incluir definir um plano e cumpri-lo com confiança.

__Leia também: [Distúrbios emocionais atingem 30% dos trabalhadores](https://www.revistahsm.com.br/post/disturbios-emocionais-atingem-30-dos-trabalhadores)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura