Do varejo nacional ao vinho português

Aos 75 anos, quando a maioria das pessoas quer mais é descansar, investi em um novo mercado totalmente desconhecido. Comecei minha vida ajudando na mercearia de meu pai, em Sergipe. Consegui fazer crescer o negócio, que se transformou em uma das maiores redes varejistas do Brasil – a rede de supermercados Bompreço, vendida no ano […]
Muhammad Ali e esta revista

Estávamos na reta final desta edição quando houve as homenagens ao pugilista Muhammad Ali, morto no início de junho. Não pude deixar de associá-lo ao conteúdo das próximas páginas. O gatilho talvez tenha sido nossa reportagem sobre como as empresas podem blindar-se contra a corrupção tornando-se comunidades morais, por duas razões: a imagem que a […]
Um poderoso instrumento de RH

No século 21, os processos de expatriação são cada vez mais frequentes e voltados para o desenvolvimento de líderes. entenda como empresas e executivos devem tratar essas questões
Supply Chain: nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco

Para manter sua cadeia de fornecimento competitiva nessa rota de mudanças, é preciso inovar em sua gestão, com integração de informações, eficiência operacional e desenvolvimento de gestão
Eles promovem crescimento exponencial

Nos últimos cinco anos, surgiu um tipo de organização que opera em um ritmo muito mais acelerado do que a média, chamada de exponencial; os líderes devem preparar-se para gerir uma empresa assim, segundo o especialista Salim Ismail, da Singularity University
Como desenvolver produtos para a ECONOMIA CIRCULAR

A colaboração entre diferentes áreas corporativas e a abordagem do design thinking, com foco nas necessidades do consumidor, são o caminho para obter maior valor dos recursos utilizados em sua empresa
O lado obscuro da TI

Por causa do uso excessivo, as tecnologias digitais estressam 65% das pessoas no ambiente de trabalho, segundo uma pesquisa, levando a um terrível paradoxo: quanto maior o uso de TI, menor a eficiência na empresa
2 estratégias digitais, 1 SÓ ESCOLHA

Não adianta inovar sem estratégia; para serem bem-sucedidas hoje, as empresas precisam de uma proposta única de valor que incorpore tecnologias digitais de uma forma que dificulte a cópia dos concorrentes
Antes de mudar, faça 7 perguntas

Se quiser ter sucesso, qualquer grande projeto de mudança deve ser precedido por uma análise de fundamentos
Quem sou eu?

Parece uma pergunta simples, mas a resposta a ela exige uma boa dose de reflexão de todos nós