Estratégia e Execução

Unindo tecnologia e agricultura na Índia

Portal da IESE, da Universidade de Navarra, conta como a startup Fruitfal está promovendo uma disrupção no setor agrícola indiano

Compartilhar:

Depois de passar dez anos na Oracle e tendo atuado em startups como a Sling Media, pioneira no universo dos vídeos por streaming, Viresh Prashar aproveitou toda sua experiência para criar, em 2017, na Índia, a Fruitfal. A ideia foi conectar os agricultores diretamente ao comércio, por meio de plataformas online, eliminando os intermediários. 

“Minha família, tanto pelo lado do meu pai como da minha mãe, tem uma história rural”, conta Prashar em reportagem do portal da IESE, da Universidade de Navarra. Ele explica que o objetivo é contribuir para a luta dos agricultores, criando um negócio lucrativo que mantenha o impacto social.

A Índia possui cerca de 100 milhões de pequenos agricultores, trabalhando em propriedades que, em média, não ultrapassam o tamanho de dois hectares. Ao mesmo tempo, 95% do varejo no pais é controlado por micro e pequenos empreendedores. 

“Utilizamos a tecnologia da comunicação para organizar todos eles em uma única plataforma e dar aos agricultores acesso direto ao mercado, de modo que possam ser melhor remunerados”, explica Prashar. 

**POR DENTRO DO MERCADO**

A Fruitfal chegou para resolver uma necessidade real na Índia, um país em que os vegetais são amplamente consumidos e que não conta com grandes redes de supermercados.

Outro fator que contribui para o sucesso da Fruitfal é a crescente classe média indiana, que, cada vez mais, quer saber de onde vem frutas e legumes, como esses produtos são manuseados e quais são as condições de vida dos agricultores. 

Prashar destaca também que, diferentemente do que muita gente pode pensar, os indianos são ávidos usuários de tecnologia, o que abriu caminho para que uma solução baseada em tecnologia de ponta e aplicativos para celular chegasse a pequenos agricultores. O total de pessoas que utilizam smartphones é de aproximadamente 300 milhões e esse número deve dobrar nos próximos três a cinco anos. 

“Quando você tem 600 milhões de aparelhos conectados, possui a infraestrutura necessária para começar a alavancar os fluxos de informação”, constata o empreendedor, acrescentando que a tecnologia deve gerar um movimento disruptivo no setor. “Ao aumentar a capacidade de planejamento dos agricultores, em relação à demanda e aos preços, estamos mudando a dinâmica do mercado”, garante. 

A Fruitfal já trabalha com cerca de dez mil agricultores e está atraindo a atenção de grandes organizações, como o World Bank e a Syngenta Foundation.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança