Desenvolvimento pessoal

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

Seja um eterno aprendiz, pois se engana aquele que pensa já saber tudo.

Burro não é aquele que não sabe, é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender.

A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa. 

Como disse o futurista Alvin Toffler, “os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. 

Todas essas frases não poderiam ser mais atuais. Num momento em que o conhecimento perene e o ímpeto de seguir aprendendo ditam os profissionais prontos para o futuro, repeti-las nunca é demais. Mas quando pensamos no mercado de trabalho e, especificamente, na área de marketing, como podemos instituir e manter o [lifelong learning](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-ja-ouviu-falar-em-lifelong-learning-entenda-esse-conceito) como uma doutrina de vida?

## O hábito de aprender sempre

O que posso aconselhar é: o [aprendizado acontece a todo o tempo](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-habilidades-aprender-ou-morrer). Por isso, pense mais, escreva mais e estude mais. Leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, TED Talks, veja muitos vídeos – também de assuntos que não são da sua área!

Vá a palestras (ou assista-as remotamente, devido ao momento da crise sanitária instalada pela Covid-19), compartilhe o que aprendeu e crie conhecimento complementar, vá além do seu estudo. Porém, nunca se esqueça: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

A diferença entre as pessoas está na capacidade de absorver a informação, de transformar a informação em conhecimento e na atitude de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Parecem três habilidades complexas, contudo, na sociedade do conhecimento, não há escolha: ou você se reinventa, ou você será engolido.

A carreira, as habilidades, as competências e os negócios devem ser pensadas como um aplicativo. Faça a você as seguintes perguntas:

– O “aplicativo” (sua mente) está atualizado?

– Tem novas funcionalidades?

– Corrigiu os bugs?

– Qual a especialidade e o problema que resolve?

– Qual os seus diferenciais?

– Qual o review das pessoas sobre você?

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência segue forte e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados.

Para aqueles que estão em fase de [transição de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/o-seu-novo-plano-de-carreira) – seja procurando novas oportunidades ou ingressando no mercado agora –, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado, é questão de sobrevivência. Por isso, investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é tão importante quanto comer ou se exercitar.

## O futuro em aberto

Há alguns anos venho ajudando alguns mentorados e eles sempre me perguntam:

“o que eu devo fazer?”, “quais habilidades preciso desenvolver?”, “o que fazer para atingir o meu objetivo?” 

Como resposta, penso que pessoas bem-sucedidas fazem o progresso acontecer quando compreendem profundamente as relações de causa e efeito que governam a realidade e se valem de conceitos para conquistar seus objetivos.

Algumas pessoas desejam mudar o mundo, enquanto outras querem simplesmente estar em harmonia com ele e aproveitar a vida. Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra. Cada um de nós precisa determinar aquilo que é mais valioso para si e escolher os caminhos que levarão até o seu objetivo. 

Cabe a você decidir o que quer obter da vida e o que quer devolver à sociedade. 

Confira mais artigos sobre lifelong learning no [Fórum: Marketing Makers HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/forum/marketing-makers-hsm-management).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança