Desenvolvimento pessoal

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

Seja um eterno aprendiz, pois se engana aquele que pensa já saber tudo.

Burro não é aquele que não sabe, é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender.

A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa. 

Como disse o futurista Alvin Toffler, “os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. 

Todas essas frases não poderiam ser mais atuais. Num momento em que o conhecimento perene e o ímpeto de seguir aprendendo ditam os profissionais prontos para o futuro, repeti-las nunca é demais. Mas quando pensamos no mercado de trabalho e, especificamente, na área de marketing, como podemos instituir e manter o [lifelong learning](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-ja-ouviu-falar-em-lifelong-learning-entenda-esse-conceito) como uma doutrina de vida?

## O hábito de aprender sempre

O que posso aconselhar é: o [aprendizado acontece a todo o tempo](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-habilidades-aprender-ou-morrer). Por isso, pense mais, escreva mais e estude mais. Leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, TED Talks, veja muitos vídeos – também de assuntos que não são da sua área!

Vá a palestras (ou assista-as remotamente, devido ao momento da crise sanitária instalada pela Covid-19), compartilhe o que aprendeu e crie conhecimento complementar, vá além do seu estudo. Porém, nunca se esqueça: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

A diferença entre as pessoas está na capacidade de absorver a informação, de transformar a informação em conhecimento e na atitude de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Parecem três habilidades complexas, contudo, na sociedade do conhecimento, não há escolha: ou você se reinventa, ou você será engolido.

A carreira, as habilidades, as competências e os negócios devem ser pensadas como um aplicativo. Faça a você as seguintes perguntas:

– O “aplicativo” (sua mente) está atualizado?

– Tem novas funcionalidades?

– Corrigiu os bugs?

– Qual a especialidade e o problema que resolve?

– Qual os seus diferenciais?

– Qual o review das pessoas sobre você?

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência segue forte e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados.

Para aqueles que estão em fase de [transição de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/o-seu-novo-plano-de-carreira) – seja procurando novas oportunidades ou ingressando no mercado agora –, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado, é questão de sobrevivência. Por isso, investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é tão importante quanto comer ou se exercitar.

## O futuro em aberto

Há alguns anos venho ajudando alguns mentorados e eles sempre me perguntam:

“o que eu devo fazer?”, “quais habilidades preciso desenvolver?”, “o que fazer para atingir o meu objetivo?” 

Como resposta, penso que pessoas bem-sucedidas fazem o progresso acontecer quando compreendem profundamente as relações de causa e efeito que governam a realidade e se valem de conceitos para conquistar seus objetivos.

Algumas pessoas desejam mudar o mundo, enquanto outras querem simplesmente estar em harmonia com ele e aproveitar a vida. Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra. Cada um de nós precisa determinar aquilo que é mais valioso para si e escolher os caminhos que levarão até o seu objetivo. 

Cabe a você decidir o que quer obter da vida e o que quer devolver à sociedade. 

Confira mais artigos sobre lifelong learning no [Fórum: Marketing Makers HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/forum/marketing-makers-hsm-management).

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura