Liderança

Sonhe com ambição, lidere com convicção: as prescrições do discurso de Kamala Harris

Repleta de símbolos, a fala da primeira mulher a ocupar vice-presidência dos EUA é um recado para todos nós
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

O mês de novembro começou com um fato histórico: a eleição da primeira mulher negra, filha de imigrantes, para vice-presidente dos Estados Unidos. Ao lado de Joe Biden, Kamala terá um enorme desafio de liderança nos próximos 4 anos. E sua jornada começa com uma mensagem de força e esperança, especialmente para meninas e mulheres de todo o mundo.

*”Eu posso ser a primeira mulher neste cargo, mas não serei a última. Porque toda garotinha nos assistindo hoje vai ver que este é um país de possibilidades.”*

O trecho do discurso da vitória reforçou o que a executiva Audrey Gelman afirmou ao sair grávida na capa da INC Magazine: “Você não pode ser o que não pode ver”. E todos nós vimos Kamala caminhar em direção ao púlpito, vestindo o terno branco.

A escolha da roupa tem um enorme significado: a cor das sufragistas, mulheres que lutaram pelo direito ao voto em 1920.

E, se entre as quatro paredes do universo corporativo o debate sobre o tradicional “dress code” parece perder força, na fala da representatividade, a moda pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação.

A cor branca também foi a escolhida por milhares de mulheres lideradas por Gloria Steinem e Betty Friedan, quando marcharam em Washington para apoiar a emenda pela Igualdade de direitos, em 1978.

Geraldine Ferraro, a primeira candidata à vice-presidência dos EUA, também usou um terno branco, quando aceitou a nomeação do Partido Democrata, em 1984.

Assim como Hillary Clinton ao assumir sua nomeação para concorrer à Presidência nas últimas eleições americanas, ato que impulsionou as redes sociais na campanha #wearwhitetovote (vista branco para votar).

Em fevereiro passado, as democratas da Câmara de Representantes (deputados) compareceram ao discurso do Estado da União de branco, reivindicando a igualdade de gênero.

Numa das eleições mais disputadas da história, o branco também pode simbolizar o pedido de trégua, uma vez que a bandeira branca é usada para representar a paz entre os povos, torcidas e exércitos.

Foram muitas as mensagens verbais e não verbais do primeiro discurso da dupla que irá comandar a maior potência do planeta nos próximos anos, o que não deixa dúvidas sobre a importância da comunicação que transmitimos, seja pelas palavras, símbolos e, principalmente, pelos nossos atos.

## Sonhe com ambição

O instituto criado pela designer de moda americana Tory Burch e que leva o mesmo nome da estilista foi fundado em 2009 e propõe a reflexão com uma provocação: abrace sua ambição.

“Conforme nossa empresa cresceu, aprendi sobre os obstáculos que as mulheres enfrentam, desde equilibrar trabalho e família (meu maior desafio) até obter financiamento. Muitas também carecem da confiança, das redes de negócios e do treinamento de que precisam para concretizar suas ideias”.

Sabemos que diferença entre o veneno e o remédio está na dose e a ambição é uma virtude que, por vezes, fica condenada por esta delicada dosagem.

O que Kamala trouxe em seu discurso foi a prescrição ideal para todas as meninas e mulheres que irão acompanhar ainda mais de perto a sua ascensão profissional.

“E às crianças do nosso país, independentemente do seu gênero, mandamos uma mensagem clara: sonhe com ambição, lidere com convicção e veja-se onde os outros podem não ver você, simplesmente porque eles nunca viram antes. E nós aplaudiremos vocês em todos os passos do caminho.”

Agora resta a nós, cidadãos do mundo, que atuamos de forma independente ou por meio de instituições e corporações, seguir os passos deste caminho, lembrando de deixar sempre um sinal para aquelas que virão.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança