Direto ao ponto

A ascensão da IA do mal

Blog alerta sobre seis cavaleiros do apocalipse da “dark AI”

Compartilhar:

àmedida que a IA avança, as preocupações aumentam. A “dark AI” representa graves ameaças à sociedade. As possíveis crises decorrentes dessa obscura evolução tecnológica são alarmantes, segundo o blog do Times of Israel.

__1. Roubo de identidade.__ O acesso a grandes quantidades de dados pessoais e recursos avançados de processamento de dados é um perigo. Criminosos podem explorar algoritmos de IA para forjar identidades e cometer fraudes.
__2. Chantagem cibernética e extorsão.__ Ao analisar as fraquezas das pessoas, criminosos podem implantar ameaças orientadas por IA.
__3. crimes hediondos.__ Pedófilos e outros predadores podem criar e compartilhar conteúdos perturbadores.
__4. Desinformação.__ A disseminação de informações falsas e propaganda maliciosa pode aumentar, minando a confiança em fontes confiáveis e alimentando a discórdia.
__5. Armas com IA embarcada.__ O uso irrestrito da IA pode levar ao armamento de tecnologias avançadas, incluindo drones autônomos e recursos de guerra cibernética.
__6. Perda de privacidade.__ A vigilância constante e a mineração de dados orientada por IA podem corroer liberdades pessoais.

Isso pode levar a um mundo distópico onde a tecnologia é um agente de destruição. Prevenir tal futuro requer que governos, empresas e organizações internacionais trabalhem juntos.

__Leia também: [Supply chain: otimização de atividade ainda é o nome do jogo](https://www.revistahsm.com.br/post/supply-chain-otimizacao-de-atividade-ainda-e-o-nome-do-jogo)__

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura
Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura